Barolo Rocche dell’Annunziata Torriglione 2001, Roberto Voerzio

Roberto Voerzio é um nome de destaque no Piemonte. Lançou sua vinícola em 1986 e adotou uma combinação de práticas agrícolas e de vinificação pouco comum na região. Se a densidade dos vinhedos do Barolo fica na faixa de 3.200 plantas por hectare, ele trabalha com 8 a 10 mil, mas adota um controle quase obsessivo de rendimento: cerca de 500 gramas por planta, contra uma média de 4 quilos no Langhe. Já na vinificação, pode ser considerado um modernista, com fermentações mais curtas e uso de diversos formatos de carvalho.

O Barolo Rocche dell’Annunziata Torriglione 2001 foi elaborado com uvas de cultivo orgânico não certificado de dois Crus distintos (embora próximos): Rocche dell’Annunziata e Torriglione, ambos em La Morra. Após colheita manual, as uvas foram fermentadas (20 a 30 dias) com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de inox, onde também ocorreu a fermentação maloláctica. O vinho passou 24 meses em uma combinação de barricas francesas e botti e mais oito meses em inox, sendo engarrafado sem colagem ou filtração.

Degustando

Um vinho grandioso, já em ponto ideal de consumo, refletindo a qualidade do produtor e uma safra de alto nível. No visual, mostrou coloração granada, halo alaranjado e baixa concentração, com um olfativo bastante rico, intenso e complexo. Presença maior de notas terciárias, com destaque para aromas de tabaco, couro, cogumelos secos e balsâmico, com toques mais discretos de frutas negra e piche.

Na boca, um Barolo de muita tipicidade, com alta acidez, corpo médio e taninos presentes, porém já plenamente integrados. Muita profundidade e complexidade também no palato, conseguiu reunir elegância, frescor e muita estrutura, com diversas camadas e textura muito bem definida. Em nada remeteu aos 14,5% da garrafa ou ao perfil com frutas negras e notas de madeira algumas vezes associado a este produtor. Certamente a Nebbiolo foi muito bem representada neste vinho, que é trazido para o Brasil pela Worldwine e vendido na faixa de R$ 3.400, mas estava esgotado no site da importadora.

Nome do VinhoBarolo Rocche dell’Annunziata Torriglione Safra2001Produtor Roberto VoerzioEnólogoRoberto VoerzioUvaNebbioloSoloCalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaLa Morra (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWorldWine

O post Barolo Rocche dell’Annunziata Torriglione 2001, Roberto Voerzio apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *