Pommard Les Vaumuriens 2019, Domaine Chantal Lescure

Fundada em 1975 por Chantal Lescure e seu marido Xavier Machard de Gramont, a Domaine Chantal Lescure é uma vinícola familiar baseada em Nuits-Saint-Georges que atualmente trabalha com cerca de 19 hectares de vinhedos. Deste total, 15,4 hectares são plantados com Pinot Noir, espalhados por diversas denominações de origem da Côte d’Or, com maior concentração em Pommard e Nuits-Sants-Georges.

O Pommard Les Vaumuriens 2019 foi elaborado a partir de vinhas velhas (acima de 45 anos) certificadas orgânicas e provenientes do vinhedo de mesmo nome. Segundo Jasper Morris, Les Vaumuriens, com orientação norte e nordeste, maior altitude e proximidade com Volnay, é um dos mais interessantes climats classificados como village desta denominação. Seu diferencial? Dá origem a vinhos sem a tradicional carga tânica dos vinhos de Pommard.

Na vinificação, após colheita manual, os cachos inteiros passaram por maceração pré-fermentativa seguida por fermentação em tanques de inox, com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho passou por estágio de 16 a 18 meses em barris de carvalho de 500 litros (30% dos quais novos) e, após trasfega por gravidade, foi engarrafado após um mês sem filtração e com leve adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho ainda muito jovem, mas que mostrou seu potencial, ganhando mais equilíbrio depois de algum tempo em decanter e em taça. No visual, mostrou coloração púrpura de média concentração, com o olfativo marcado por aromas florais (violeta) e frutas vermelhas e negras bem maduras, acompanhados por notas de especiarias, couro e raízes.

Na boca, um Pinot Noir de alta acidez, taninos bem presentes, porém elegantes e corpo médio. Um vinho intenso, denso e estruturado, mas com tensão e frescor, que mostrou presença intensa de frutas vermelhas e negras bem puras e maduras, acompanhadas por notas de ervas, especiarias, e toque ferroso. Pelo fato de 2019 ter sido uma safra quente e que gerou vinhos de elevado teor alcóolico, a decisão de usar cachos inteiros parece ter sido acertada para garantir frescor e tensão. Os vinhos da Chantal Lescure são trazidos para o Brasil pela Tanyno e esta cuvée estava disponível a R$ XXX em setembro de 2022.

Nome do VinhoPommard Les Vaumuriens Safra2019Produtor Domaine Chantal LescureEnólogoFrançois ChaveriatUvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaNuits-Saint-Georges (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoPommardPaísFrançaAgriculturaOrgânica CertificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilTanyno

O post Pommard Les Vaumuriens 2019, Domaine Chantal Lescure apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *