Cueillette 2017, France Gonzalvez

A safra 2017 representou a última na qual France Gonzalvez elaborou vinhos a partir de seus vinhedos no Beaujolais. Uma nova etapa de sua carreira como vinhateira começou em 2021, quando se mudou para a Savoie, com foco nas variedades locais.

Dentre os vinhos de seu período do Beaujolais, um dos mais interessantes era o Cueillette. Este monovarietal de Gamay foi elaborado a partir de vinhas velhas (plantadas entre 1967 e 1977) provenientes de vinhedos de cultivo sustentável, em St Etienne La Varenne e St Etienne des Oullières. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação semi-carbônica por três semanas, com estágio em tanques de concreto. O vinho foi engarrafado em março de 2018, sem filtração ou colagem, com leve adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho delicioso e fácil de beber, uma pena não ser mais produzido. No visual, mostrou coloração rubi com leve halo de evolução e concentração média, enquanto o olfativo abriu com leve redução, resolvida com alguns minutos em carrafe. Destaque para os aromas de frutas vermelhas (cereja e framboesa), acompanhados por notas de especiarias doces, como mirra e canela.

Na boca, um Gamay de alta acidez, taninos arenosos e presentes, com corpo médio. Um vinho de muita vivacidade, fresco, picante, com boa textura e sabores de fruta azedinha, com leve nota herbácea. Fácil de beber e com média profundidade, um daqueles vinhos que a garrafa fica logo vazia. Os vinhos de France Gonzalvez eram importados para o Brasil pela Cave Leman.

Nome do VinhoCueilletteSafra2017 Produtor France Gonzalvez EnólogoFrance Gonzalvez Uva GamaySoloGranitoGraduação Alcoólica12,9%Sede da VinícolaBlacé (Auvergne-Rhône-Alpes)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Cueillette 2017, France Gonzalvez apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *