Até a Revolução Francesa, uma propriedade dominava Saint-Julien: Léoville. Passado o período revolucionário, os vinhedos foram divididos, resultando em três Châteaux distintos, com vinhos sendo produzidos até hoje. Léoville-Las Cases é o maior, Léoville-Barton o menor, e Léoville-Poyferré, com 80 hectares, é o único não homogêneo, com diversos blocos de vinhedos. Ele deve seu nome ao Barão Jean-Marie de Poyferré de Cère, que criou a vinícola após seu casamento com a filha do Marquês de Las Cases, em 1840.
Dentre as três vinícolas, normalmente o Château Léoville-Poyferré costuma ser o mais intenso e frutado, com maior proporção de Merlot, tendo Michel Rolland como consultor desde 1994. Na safra 2012 foi um corte de 62% Cabernet Sauvignon, 32% Merlot e 6% Petit Verdot, com uvas provenientes de seus vinhedos de cultivo sustentável. Na vinificação, realizada individualmente por parcelas (em 57 tanques diferentes), as uvas passaram por maceração pré-fermentativa de cerca de uma semana e posterior fermentação alcóolica em tanques de inox. A fermentação maloláctica foi feita em barris de carvalho (70-80% novos), onde o vinho passou 18 meses.
Degustando
A safra 2012 foi complicada no Médoc, com maturação tardia tanto da Cabernet Sauvignon como da Cabernet Franc (que não entrou no corte do Château Léoville-Poyferré nesta safra). Curiosamente, para quem prefere vinhos menos extraídos, isso pode ter sido uma boa notícia. No visual, o vinho mostrou coloração rubi de alta concentração, com o olfativo marcado por aromas ainda bem presentes de carvalho (baunilha e caixa de charuto), com uma boa presença de frutas vermelhas e negras frescas.
Na boca, um corte bordalês de boa acidez, taninos presentes e finos, com corpo médio. Com uma presença de fruta mais discreta que o normal no palato e menor profundidade e amplitude, se mostrou um vinho mais fácil de beber e mais pronto que em outras safras. Agradou mais pela elegância do que estrutura ou complexidade. Os vinhos do Château Léoville-Poyferré estão disponíveis no Brasil, com preços em torno de R$ 1.900 para safras mais recentes em setembro de 2022.
Nome do VinhoChâteau Léoville PoyferréClassificação2éme Cru ClasséSafra2012Produtor Château Léoville PoyferréEnólogaIsabelle DavinUvasCabernet Sauvignon, Merlot, Petit VerdotSoloAluvialGraduação Alcoólica13,4%Sede da vinícolaSaint-Julien (Nouvelle-Aquitaine)DenominaçãoSaint-JulienPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilDiversos
O post Château Léoville Poyferré 2012, Château Léoville Poyferré apareceu primeiro em Wine Fun.