Camartina 2013, Querciabella

A Agricola Querciabella foi fundada em 1974 por Giuseppe (Pepito) Castiglioni, mas seu maior crescimento ocorreu nas décadas de 1980 e 1990, já com a presença de seu filho, Sebastiano Cossia Castiglioni. Seu tinto mais conceituado (Camartina) foi lançado em 1981, enquanto o icônico branco Batár viu sua primeira safra em 1988. Foi nesse ano também que os vinhedos foram convertidos para agricultura orgânica, com princípios biodinâmicos, sem uso de substâncias animais, sendo usados a partir de 2000.

O Camartina 2013, um corte de 70% Cabernet Sauvignon e 30% Sangiovese, foi elaborado a partir de vinhedos no vilarejo de Ruffoli: Casaocci Sud para Cabernet Sauvignon; Montoro, Solatio e Tinamicaio para Sangiovese. Após colheita manual, as uvas das duas variedades foram fermentadas de forma independente, com uso de leveduras indígenas. Após a fermentação malolática, as duas variedades seguiram separadas para maturação de 18 meses em barris de carvalho francês de tosta leve e grãos finos (225 e 500 litros, até 20% novos). O blend final foi feito em tanques de cimento, onde o vinho seguiu até o engarrafamento.

Degustando

Um Supertoscano de muita elegância e estrutura, que foi um dos destaques de uma degustação às cegas com alguns destes ícones da Toscana. No visual, mostrou coloração rubi de concentração alta, com um olfativo bastante intenso e complexo. Destaque para os aromas de frutas negras maduras (cereja negra) e pimenta preta, acompanhados por notas de grafite, piche, menta, ervas verdes e caixa de charuto.

O gustativo, porém, foi seu ponto alto. Um corte de boa acidez, taninos finos e macios, com corpo médio e muita elegância. Na comparação com alguns vinhos de Maremma com predominância de Cabernet Sauvignon, se mostrou mais delicado e fresco, sem perder estrutura e profundidade. Pronto para consumo e com excelente perspectiva de evolução, este vinho não está atualmente disponível no mercado brasileiro. Com uma produção anual de cerca de 10 mil garrafas, é vendido na Europa na faixa de € 90.

Nome do VinhoCamartina Safra2013Produtor Agricola QuerciabellaEnólogoManfred IngUvasCabernet Sauvignon, SangioveseSoloAreno-calcário Graduação Alcoólica13,5%Sede da vinícolaGreve in Chianti (Toscana)DenominaçãoToscana IGTPaísItáliaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Camartina 2013, Querciabella apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *