A Domaine du Bel Air, sediada a poucos minutos de Bourgueil e atualmente gerida por Pierre e Rodolphe Gauthier, tem cerca de 20 hectares de vinhedos. Segundo Pierre, este é o máximo que eles podem gerenciar para poder dar aos vinhos a atenção que merecem, dentro de uma filosofia autodeclarada de cuidar de suas videiras “como se fossem um jardim”. Dessas parcelas, 100% plantadas com Cabernet Franc, diversas são combinadas para produzir seus vinhos mais simples, embora algumas delas sejam vinificadas separadas.
O Jour de Soif 2020 pode ser considerado o vinho de entrada da vinícola, elaborado a partir de diversas parcelas, 60% das quais com solos aluviais e 40% plantadas em terreno argiloso. Com exposição sul e idade média em torno de 20 anos, as videiras são cultivadas de forma orgânica certificada (Ecocert desde 2000), com densidade de 5.000 plantas por hectare. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram 100% desengaçadas, passaram por maceração pré-fermentativa, fermentação e maceração de apenas oito dias em tanques de inox, com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho passou por trasfega para tonéis de carvalho, onde ficou até ser engarrafado na primavera de 2021.
Degustando
Apesar de ser o vinho de entrada e ter um nome que indicaria um vin de soif, há mais do isso neste Cabernet Franc, que se revelou bastante interessante. No visual, mostrou coloração púrpura de média concentração, com um olfativo intenso, onde predominaram aromas florais e de frutas negras frescas (amora), acompanhados por notas de grafite e tinta de caneta.
Na boca, um monovarietal de alta acidez, corpo médio e taninos granulosos de média intensidade. Com amplitude média e fruta presente no palato, se mostrou um vinho bem seco e fresco, no estilo fácil de beber, mas combinando tensão com boa estrutura e equilíbrio. Os vinhos da Domaine du Bel Air são trazidos para o Brasil pela Clarets e esta cuvée representa um excelente custo-benefício, sobretudo quando aplicado desconto ao preço de R$ 266 na tabela de outubro de 2022.
Nome do VinhoJour de SoifSafra2019Produtor Domaine du Bel Air EnólogoRodolphe GauthierUvaCabernet FrancSoloAluvial/ArgilosoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaBenais (Indre-et-Loire) DenominaçãoBourgueilPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilClarets
O post Jour de Soif 2019, Domaine du Bel Air apareceu primeiro em Wine Fun.