Markus Molitor atingiu um estágio raramente visto entre os produtores alemães. Partindo de menos de três hectares de vinhedos em 1984, atualmente vinifica dezenas de cuvées a partir de mais de 120 hectares, o que o faz um dos maiores produtores familiares do Mosel. Divide seus vinhos em três grupos, segregados pelo seu tempo e perfil de fermentação. Eles são reconhecidos pela cor da cápsula e por um pequeno quadrado na parte inferior dos rótulos. Estes detalhes são brancos para os vinhos mais secos e de fermentação mais longa, verdes para aqueles no estilo Feinherb e dourado para os doces e licorosos.
O Zeltinger Sonnenuhr Riesling Spätlese faz parte do primeiro grupo, compostos por vinhos mais secos. Ele foi elaborado a partir de vinhas velhas (mais de cem anos) de pé-franco, plantadas em solos de ardósia azul e cultivadas de acordo com os princípios da agricultura sustentável com baixos rendimentos (10 a 20 hectolitros por hectare). Após colheita manual em novembro, as uvas foram fermentadas a baixas temperaturas, com uso exclusivo de leveduras indígenas, em um mix de tanques de inox e grandes barris de carvalho (1.000, 2.000 e 3.000 litros). O vinho foi mantido nestes últimos recipientes com suas lias, até seu engarrafamento.
Degustando
Um Riesling de alta acidez e leve dulçor, mas que evidenciou suas qualidades, apesar de ainda muito jovem. No visual, mostrou coloração amarelo palha e reflexo verdeal, com um olfativo marcado por aromas de frutas brancas (maçã, pêssego e nectarina), acompanhados por notas florais intensas e toque cítrico.
Na boca, um vinho de acidez cortante, corpo médio e leve dulçor residual. Mostrou boa presença de frutas brancas maduras também no palato, com mais densidade, textura e discreta untuosidade. Certamente vai ganhar mais profundidade com o tempo, e fechou com longa persistência e discretas notas minerais, harmonizando muito bem com cozinha tailandesa. Algumas das cuvées de Markus Molitor são importadas para o Brasil pela Worldwine, mas não esta em particular não era oferecida no site da importadora. Na Europa, é vendida na faixa de € 23.
Nome do VinhoZeltinger Sonnenuhr Riesling SpätleseSafra2020Produtor Weingut Markus MolitorEnólogoMarkus MolitorUvaRieslingSoloArdósiaGraduação Alcoólica11,5%Sede da VinícolaBernkastel-Wehlen (Rheinland-Pfalz)DenominaçãoMoselPaísAlemanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWorldwine
O post Zeltinger Sonnenuhr Riesling Spätlese 2020, Markus Molitor apareceu primeiro em Wine Fun.