Guado al Tasso 2001, Tenute Guado al Tasso Antinori

A Tenuta Guado al Tasso, localizada em Bolgheri, tem uma longa história. Foi por muitos séculos propriedade da família Della Gherardesca e em 1930 foi herdada por Carlotta Della Gherardesca Antinori (mãe de Piero Antinori). Na mesma época, a irmã de Carlotta (Clarice, casada com Mario Incisa Della Rocchetta) recebeu a vizinha Tenuta San Guido, de onde sai outro icônico vinho de Bolgheri, o Sassicaia.

O Guado al Tasso, elaborado a partir de 1990, é o principal vinho desta propriedade histórica e faz parte do grupo de vinhos de alta gama da Marchesi Antinori. Na safra 2001, foi um corte de 60% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot e 10% Syrah, provenientes de vinhas velhas plantadas nos solos aluviais da região. Após colheita manual, as uvas foram fermentadas e maceradas por variedade em tanques de aço inox com temperaturas controladas. O vinho passou por trasfega para barris de carvalho francês novos, onde sofreu maloláctica e ficou por 14 meses. Antes do lançamento, não foi filtrado e ficou por mais 10 meses em garrafa .

Degustando

Renzo Cotarella, enólogo-chefe do grupo Antinori “confessou” que, nesta safra, a vinícola estava ainda em sua “fase musculosa”, elaborando vinhos mais concentrados e potentes. Após 21 anos, porém, confirmou as expectativas de Jancis Robinson, que ao degustar o vinho em 2004, cravou que seria um corte de longa guarda. No visual, mostrou coloração granada e concentração média, com o olfativo dominado por aromas de tabaco, caixa de charuto e couro, acompanhados por notas ferrosas, de frutas mais maduras, terra molhada e erva seca.

Na boca, um vinho de acidez marcante, corpo médio a alto, com taninos granulosos, mas integrados. Um vinho que evoluiu muito bem, amplo mas não tão profundo, mas com fruta ainda presente no palato, acompanhada por notas sanguíneas e terrosas. Em seu ponto ideal de consumo e mostrando bom frescor, é uma cuvée atualmente trazida para o Brasil pela Berkmann Wine Cellars. Safras mais recentes eram encontradas em sites de e-commerce na faixa entre R$ 1.500 e R$ 1.800 em outubro de 2022.

Nome do VinhoGuado al TassoSafra2001Produtor Tenuta Guado al Tasso – Marchesi AntinoriEnólogoRenzo CotarellaUvasCabernet Sauvignon, Merlot, SyrahGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaBolgheri (Toscana)DenominaçãoBolgheriPaísItáliaAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencional

O post Guado al Tasso 2001, Tenute Guado al Tasso Antinori apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *