Uma reportagem publicada pelo site https://www.wein.plus/en, aponta a Vitis Vinifera como a Planta Medicinal do Ano de 2023, em escolha feita pela associação alemã NHV Theophrastus.
Confira abaixo nossa versão da matéria e ao final o link para o texto original, em inglês.
A Vitis Vinifera foi eleita a “Planta Medicinal do Ano 2023”
O prêmio é concedido anualmente pela associação alemã NHV Theophrastus, que lida com remédios naturais. Segundo informações da Instituição, está sendo destacada uma planta que combina medicina e prazer. “A videira tem uma riqueza de substâncias medicinais guardadas para todos em seus frutos e sementes, até mesmo em suas folhas”, explica Konrad Jungnickel, neuropata e presidente do comitê de seleção.
A planta, que contém vitamina B6, ácido fólico, flavonóides, antocianinas e taninos, auxilia em diversas questões ligadas à saúde, As folhas de videira vermelha, por exemplo, são reconhecidas no tratamento de distúrbios venosos, e as sementes e cascas de uva têm, entre outras coisas, antioxidantes, portanto polifenóis protetores das células. Os extratos são oferecidos na forma de chás ou cápsulas para ingestão ou para uso externo, como géis e pomadas.
Porém a comunicação da associação não informa se beber um copo de vinho também pode ter efeitos benéficos, apesar do entusiasmo de Jungnickel: “O vinho é um presente de Deus. E estou falando de toda a planta, não apenas da gota fina!” enfatiza.
O texto acima, no original em inglês, pode ser conferido no site wine.plus.
O post Vitis Vinifera é a planta medicinal do ano de 2023 apareceu primeiro em Brasil de Vinhos.