Eleito por unanimidade, Morari assume o desafio de conduzir a Associação por dois anos com estratégias focadas em três pilares: ABE, associado e comunidade. Com uma gestão de continuidade, a sequência dos trabalhos e compromissos assumidos pela atual diretoria terá voz com os novos membros. O presidente eleito disse que entre as prioridades focadas na Associação estão a retomada dos Comitês Técnicos com foco na Legislação e trabalho do enólogo e a atenção especial à Avaliação Nacional de Vinhos, ao Concurso do Espumante Brasileiro e ao Brazil Wine Challenge, trazendo inovações, aperfeiçoando regulamentos e mantendo o rigor técnico, tudo para seguir evoluindo e ampliando a representatividade das regiões produtoras brasileiras. Morari também destacou o compromisso no fortalecimento do desempenho dos rótulos nacionais em concursos e provocou o grupo a planejar a construção da sede própria já pensando no cinquentenário da entidade, que será comemorado em 2026.
Em relação ao quadro social, Morari quer atuar no aumento do número de associados e em ações de atualização e aprimoramento técnico com degustações temáticas, cursos, palestras, seminários, missões técnicas, bem como a aproximação com outras entidades de classe e a promoção de intercâmbio de conhecimento entre as regiões. A continuidade do trabalho no processo de regulamentação da profissão de enólogo no Brasil também faz parte dos objetivos.
Quanto à comunidade, Morari quer estreitar laços com as Escolas de Enologia e institutos de pesquisa, assim como aproximar a ABE de seus parceiros e a cooperação com fornecedores da cadeia produtiva. A partir de cada atividade, atuar na promoção e divulgação do vinho brasileiro, assim como vem acontecendo.
O ano da retomada
Depois de dois anos a frente da diretoria da Associação Brasileira de Enologia (ABE), André Gasperin deixa a presidência da entidade que, a partir de 1º de janeiro de 2023 será conduzida pelo enólogo Ricardo Morari durante o biênio 2023-2024.
Gasperin aproveitou a oportunidade para apresentar o Relatório de Atividades de 2022, que inclui a realização do Directo del Viñedo com a adesão da Argentina, Bolívia, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai com 731 participantes e mais de mil visualizações no Youtube. Outro destaque foi a edição do Brazil Wine Challenge com 903 amostras de 15 países e um júri internacional formado por 74 especialistas e a 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022 – a maior da história – com 533 amostras de 70 vinícolas e um público de 1.630 apreciadores em formato híbrido (presencial e on-line).
Para celebrar um ano histórico, a ABE também lançou o livro da Avaliação Nacional de Vinhos, registrando a trajetória do evento, e leiloou a obra do artista plástico, Ivalino Postal, que integrou a campanha do evento no ano. O resultado foi a doação de R$ 20 mil para a APAE Bento Gonçalves. Também teve a publicação da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia com 14 novos artigos inéditos, além de palestras, degustações temáticas, reuniões e ações junto ao G4 que passa a ser Associação Latino-Americana de Enólogos. Em 2022, a ABE também enviou 965 amostras de vinhos e espumantes para 20 concursos internacionais e participou com representante em 16 deles.
DIRETORIA ABE GESTÃO 2023-2024
Presidente: Ricardo Morari
Vice-Presidente: Mário Lucas dos Santos Ieggli
1° Tesoureiro: Dario Crespi
2° Tesoureiro: Christian Bernardi
1º Secretário: André Larentis
2ª Secretário: Joel Ferrari
Diretora Social: Fernanda Rodrigues Spinelli
Diretores de Eventos: André Perez Júnior e Jurandir Nosini
Diretores de Degustação: Daniel de Siqueira Ferreira e Michel Zignani
Diretora Cultural: Vanessa Stefani
Diretores Técnicos em Viticultura: Bruno Motter e João C. Taffarel
Diretores Técnicos em Enologia: André de Gasperin e Vagner de Vargas Marchi
Comitê Técnico: Carlos Abarzúa, Daniel Salvador, Dirceu Scottá, Edegar Scortegagna, Juliano Perin e Leocir Bottega
Imagem: Conceitocom Brasil
O post Ricardo Morari é eleito presidente da ABE apareceu primeiro em Brasil de Vinhos.