Didier Grappe certamente pode ser classificado como um vinhateiro não convencional. Embora cultive parte de seus 4 hectares de vinhedos com uvas tradicionais no Jura, como Savagnin e Chardonnay, abriu espaço para variedades híbridas, atualmente chamadas de PIWI, como Seyval e Souvigner Gris. É vocal ao afirmar que precisou de anos para “desaprender” os ensinamentos que recebeu na escola de enologia em Beaune e não tem dúvidas de que as tampas de rosca superam, de longe, as rolhas. E, acima de tudo, deixa clara sua admiração por vinhos elaborados sem adição de sulfitos.
O Chardonnay de Didier Grappe foi elaborado a partir de uvas de cultivo orgânico certificado, provenientes de um vinhedo próximos ao vilarejo de Saint Lothain. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas exclusivamente com leveduras indígenas em tanque de inox e fibra de vidro fechados, em estilo redutivo. O vinho foi engarrafado sem colagem, filtração ou adição de sulfitos.
Degustando
Um vinho que deixa bem clara a sua “pegada” natural, abrindo com redução no nariz e mostrando muita pureza e verticalidade no palato. No visual, mostrou coloração amarelo palha com reflexos e verdeais e leve turbidez, com um olfativo que, após a redução, trouxe aromas cítricos (limão), de giz e frutas brancas (pera), acompanhados por notas de maresia.
Na boca, um Chardonnay de acidez alta e bem marcada (reflexo da safra 2021?) e corpo médio, com muita verticalidade. Um vinho direto e com muita tensão, que mostrou boa amplitude, mas sem grande profundidade, textura mais discreta e sem a densidade que já senti em outros vinhos deste produtor. Fechou com boa persistência e nota salina bem evidente. Algumas da cuvées de Didier Grappe chegaram a ser importadas para o Brasil, mas já estão esgotadas. Na Europa, este vinho é vendido na faixa de € 22.
Nome do VinhoChardonnaySafra2021Produtor Didier et Jules Grappe VigneronsEnólogoDidier GrappeUvaChardonnaySoloMarga vermelha e marga cinza (Argilo-calcário)Graduação Alcoólica10,7%Sede da VinícolaSaint Lothain (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa Intervenção
O post Chardonnay 2021, Didier et Jules Grappe apareceu primeiro em Wine Fun.