Chardonnay Les Bérangers 2015, Jacques Puffeney

Jacques Puffeney, com mais de 50 safras produzidas foi, sem dúvida alguma, um dos grandes vinhateiros do Jura. Sem herdeiros interessados na elaboração de vinhos, vendeu e/ou arrendou seus vinhedos para a Domaine du Pelican em 2014. Porém, manteve a produção de um de seus vinhos mais tradicionais até 2017, mais especificamente o Trousseau elaborado a partir do vinhedo Les Bérangers.

E este Chardonnay Les Bérangers 2015? Foi adquirido em um restaurante de Pupillin conhecido pela sua adega espetacular, mas este é o máximo de informação disponível que tenho dele. A maior probabilidade é que o “Papa de Arbois” tenha vinificado uma parcela de Chardonnay do mesmo vinhedo, mas sem qualquer informação adicional que confirme. A vinificação? Possivelmente em linha com o que ele costumava usar para a sua cuvée tradicional de Chardonnay. Fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em foudres, onde o vinho ficou por 18 a 24 meses, sem preencher os barris, no típico estilo sous-voile.

Degustando

Foi um enorme prazer provar novamente um vinho de Puffeney, desta vez na companhia de dois bons amigos. No visual, mostrou coloração dourada, com o olfativo marcado por aromas oxidativos (com toques de nozes e avelãs), acompanhados por notas de frutas brancas (pêssego branco), maresia, malte e benzina.

Na boca, um Chardonnay amplo e estruturado, com alta acidez e bom corpo. Mesmo com profundidade e amplitude destacadas, conseguiu trazer boa tensão, se mostrando um vinho equilibrado, cativante e muito longo. Destaque também no palato para as notas oxidativas, com muita complexidade e persistência. Um brinde ao gênio Jacques Puffeney!

Nome do VinhoChardonnay Les BérangersSafra2015Produtor Jacques PuffeneyEnólogoJacques Puffeney Uva ChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaMontigny Les Arsures (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoArbois PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Chardonnay Les Bérangers 2015, Jacques Puffeney apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *