Sylvain Dittière, além de elaborar vinhos de alta gama, tem um currículo invejável. Trabalhou na Domaine de l’Ecu no Muscadet, posteriormente com Marc Tempé na Alsácia e depois com a família Gauby e Cyril Phal no Roussillon. Retornou ao seu Loire natal para aperfeiçoar seus conhecimentos no Château Yvonne e, depois, no Clos Rougeard. Foi onde conheceu sua esposa Pauline, filha de Charly Foucault, sendo visto como um dos “herdeiros” da tradição desta icônica vinícola. Quer mais?
O Les Pouches 2020 pode ser considerado como o seu vinho branco de maior expressão. Foi elaborado a partir de vinhas velhas de cultivo orgânico, provenientes de uma parcela plantada no lieu-dit de mesmo nome, em solos pobres, argilosos e rasos, com subsolo de tuffeau. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas e o vinho foi mantido, com suas lias, por 18 meses em barricas de carvalho (40% novas e 60% usadas). Foi engarrafado após leve adição de sulfitos.
Degustando
Elaborado pela primeira vez em 2017, na safra 2020 o Les Pouches evidenciou sua origem em solo de tuffeau, um vinho delicioso e vertical, com muita elegância e tensão. No visual, mostrou coloração amarelo palha brilhante, com o olfativo marcado por aromas cítricos e de flores brancas, com notas de giz e talco, além de discreto toque de madeira.
Na boca, um Chenin Blanc de alta acidez, corpo médio a baixo e muito frescor. Daqueles vinhos diretos, verticais e elegantes, com fruta mais discreta e muita salinidade também no palato. Absolutamente salivante e com boa amplitude, mostrou o enorme potencial da região de Saumur e de sua uva mais histórica, que, felizmente, volta a ganhar espaço nas taças dos apreciadores de bons vinhos do Loire. Os vinhos de Sylvain Dittière, infelizmente, não estão disponíveis no Brasil e, na Europa esta cuvée pode ser encontrada na faixa de € 50.
Nome do VinhoLes PouchesSafra2020Produtor La Porte Saint JeanEnólogoSylvain DittièreUvaChenin BlancSoloCalcário arenosoGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaMontreuil-Bellay (Maine-et-Loire) DenominaçãoSaumurPaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoNatural
O post Les Pouches 2020, La Porte Saint Jean apareceu primeiro em Wine Fun.