Métis 2018, Domaine Labet

Embora os vinhos brancos ocupem uma posição de maior destaque no portfolio da Domaine Labet, dado que mais de 80% dos vinhedos estão plantados com Chardonnay e Savagnin, não há como ignorar os seus tintos de altíssima qualidade. E, dentre as seis cuvées tintas, possivelmente a mais interessante é aquela cuja composição de uvas mais varia anualmente, de acordo com as condições da safra.

O Métis 2018 foi elaborado a partir de uvas de cultivo orgânico provenientes de diversas parcelas, com alta concentração de vinhas velhas, ao redor de Rotalier. Na safra 2018 foi um corte de 45% Pinot Noir, 23% Gamay, 16% vieux-cépages (videiras de diversas variedades tradicionais co-plantadas) e 16% Enfariné. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas individualmente por lieu-dit e variedade com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho ficou por nove meses em barris usados de 228 litros e não recebeu adição de sulfitos antes do engarrafamento.

Degustando

A safra de 2018 foi muito abundante no Jura (uma das maiores dos últimos 40 anos), com um verão muito quente e seco. Por conta disso, a composição deste vinho foi diferente, com o aumento da proporção de Enfariné, uma variedade conhecida pela alta acidez. E esta decisão certamente fez a diferença, resultando em um vinho com muito frescor e vivacidade.

No visual, mostrou coloração rubi de baixa concentração, com um olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas frescas e puras, acompanhados por notas de especiarias e ervas (pimenta branca, mirra), com toque de incenso. Na boca, um corte delicioso e delicado, com alta acidez, corpo baixo a médio e taninos picantes. Mostrou muita presença de fruta vermelha e especiarias também no palato, com muito frescor e energia, refletindo a baixa extração usada na vinificação. Cortesia da amiga Irma, este vinho não é importado para o Brasil e é comercializado na Europa na faixa de € 55.

Nome do VinhoMétisSafra2018Produtor Domaine LabetEnólogoJulien LabetUvasPinot Noir, Gamay, Enfariné, outrasSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaRotalier (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNatural

O post Métis 2018, Domaine Labet apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *