Gabrio Bini, um arquiteto com origens florentinas e por muito tempo radicado em Milão, revolucionou a percepção dos vinhos da pequena ilha de Pantelleria, a sudoeste da Sicília. Iniciou suas atividades na ilha com foco na produção de alcaparras, mas o vinho acabou ganhando papel central. Atualmente são apenas seis hectares de vinhedos, dos quais cinco em produção, e quem assumiu a liderança foi seu filho, Giotto Bini.
O Zibibbo Serragghia 2015 foi elaborado a partir de vinhas velhas (cerca de 35 anos de idade média) de Moscatel de Alexandria (Zibibbo é seu nome na Sicília). As videiras foram plantadas e cultivadas usando a técnica de alberello pantesco, a única forma de cultivo e condução de vinhedos que resiste aos fortes ventos desta ilha, que fica a apenas 100 quilômetros da costa da Tunísia. Na vinificação, as uvas foram pisadas e maceradas com suas cascas, para fermentação espontânea em ânforas, onde ficaram sete meses. O vinho não passou por filtração, colagem ou adição de sulfitos antes do engarrafamento.
Degustando
Este é um vinho que certamente divide opiniões. De um lado, há quem aprecie sua personalidade, estrutura, textura e sua forma de elaboração, sem o uso de qualquer aditivo. De outro, há quem destaque a rusticidade e as falhas algumas vezes encontradas em vinhos naturais. Como esta garrafa se portou? No visual, mostrou coloração alaranjada tendendo ao ocre, com muita turbidez, com um olfativo intenso e complexo. Destaque para os aromas de tangerina e ervas verdes, com notas de mamão papaia, água de rosas, leveduras e toque de acidez volátil.
Na boca, um vinho branco de maceração (também chamado de vinho laranja) de boa acidez, corpo médio a alto e taninos bem presentes, quando se considera que estamos falando de uva branca. Se mostrou denso, com muita textura e matéria, de boa profundidade e amplitude, com final salino e leve amargor. Longe de ser um vinho refinado, chamou a atenção também pela presença muito mais tímida de frutas no palato do que no nariz. Alguns dos vinhos de Gabrio Bini chegaram a ser importados para o Brasil, mas não parecem mais disponíveis por aqui. Na Europa, safras mais recentes desta cuvée, cuja produção fica na casa de 8.000 garrafas/ano, custam em torno de € 90.
Nome do VinhoZibibbo SerragghiaSafra2015Produtor Gabrio BiniEnólogoGabrio BiniUvaMoscatel de AlexandriaSoloVulcânicoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaScauri (Pantelleria)DenominaçãoTerre Siciliane IGPPaísItáliaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado
O post Zibibbo Serragghia 2015, Gabrio Bini apareceu primeiro em Wine Fun.