Após estudar em Beaune e trabalhar em Champagne, Roland Lavantureux retornou à propriedade de posse da família e engarrafou seus primeiros vinhos em 1979. Desde 2010, a domaine é administrada pelos seus filhos Arnaud e David, que exploram os cerca de 28 hectares de vinhedos próprios (incluídos parcelas em Tonerre e Epineul). Além disso, adquirem uvas de terceiros para elaborar alguns Grand Cru, como Bougros e Vaudésir.
O Chablis Vieilles Vignes 2021 foi elaborado, como o nome indica, a partir de três parcelas de vinhas velhas (plantadas na década de 1960), cultivadas de forma sustentável. Na vinificação, após fermentação com leveduras indígenas em tanques de inox, o vinho passou por estágio de 12 meses, com 60% em inox e 40% em barricas de diversos usos.
Degustando
Por conta de uma forte geada em abril, a safra 2021 foi desastrosa em termos de quantidade na Borgonha. Porém, em ternos de qualidade, o quadro foi diferente: foi uma safra clássica, o que favorece regiões que prezam pelo frescor e tensão. E aqui temos um ótimo exemplo de Chablis sem os excessos de algumas das safras anteriores.
No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com um olfativo marcado por aromas cítricos (mousse de limão), com notas de maçã verde e pedra molhada. Na boca, um Chardonnay de alta acidez e muito frescor, com boa estrutura e textura elegante. Certamente bem acima da curva para um Chablis básico, ótima pedida para quem aprecia brancos mais verticais e diretos. Os vinhos de Roland Lavantureux são trazidos para o Brasil pela Cellar e esta cuvée estava disponível no site da importadora a R$ 445 em julho de 2023.
Nome do VinhoChablis Vieilles VignesSafra2021Produtor Roland LavantureuxEnólogoArnaud LavantureuxUva ChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaLignorelles (Bougougne Franche-Comté)DenominaçãoChablis PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa intervençãoImportador no BrasilCellar
O post Chablis Vieilles Vignes 2021, Roland Lavantureux apareceu primeiro em Wine Fun.