Antes de se tornar um dos “vinhos de batalha” da gigante Antinori, o Villa Antinori foi um dos vinhos de maior prestígio desta vinícola centenária. Hoje um corte de Sangiovese com uvas francesas (Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah), classificado como Toscana IGT, no passado o quadro era completamente diferente. Era a representação da tradição do Chianti Classico.
Elaborado pela primeira vez em 1928 (quatro anos após a criação do Consorzio de produtores do Chianti) por muitos anos foi um dos vinhos mais disputados da Antinori. E a safra de 1967 é simbólica por dois motivos. Foi quando ocorreu a criação da denominação de origem Chianti (Chianti Classico era uma sub-região), o que garantia que este vinho fosse um corte de Sangiovese, Colorino e uvas brancas. Além disso, 1967 foi marcado pela aposentadoria de Niccoló Antinori (que criou esta cuvée em sua juventude), sucedido pelo seu filho Piero.
Degustando
Degustar vinhos antigos sempre envolve riscos. Desde que estas preciosidades tenham sido bem armazenadas (adegas climatizadas – no caso de vinhos italianos desta idade, a proveniência mais comum acaba sendo restaurantes), o maior risco é a rolha. Neste caso,ela estava totalmente íntegra, sem qualquer vazamento. E o resultado foi um vinho surpreendente.
Com coloração granada de baixa concentração, cerca de 10 minutos depois de aberto começou a mostrar suas qualidades. Os aromas terciários (couro, sottobosco, funghi, e uma leve nota terrosa e de carne) prevaleceram, porém, uma fruta especiada também marcou presença. Na boca, um Chianti Classico de alta acidez, corpo médio e taninos finos, mas com uma granulação que “entregou” sua origem italiana.
Um vinho elegante e perfeitamente íntegro, com notas terciárias e de frutas bem presentes, frescor e longa persistência. Um Chianti Classico que, com 56 desde sua produção, evidencia que o mundo nem sempre muda para melhor. Se não aprecio os Villa Antinori elaborados atualmente mesmo quando jovens, sequer consigo imaginar como eles chegarão a este ponto de maturidade.
Nome do VinhoVilla Antinori Chianti ClassicoSafra1967Produtor Fattoria dei Marchesi Ludovico e Piero AntinoriUvasSangiovese, outrasGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaSan Casciano (Toscana)DenominaçãoChianti ClassicoPaísItáliaAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencional
O post Villa Antinori Chianti Classico 1967, Marchesi Antinori apareceu primeiro em Wine Fun.