Mauro Veglio é um dos nomes de destaque de La Morra, com cerca de 19 hectares de vinhedos e presença em alguns dos Crus mais disputados de Barolo. Dentre seus vinhos, seis deles são elaborados com uvas de vinhedos com Menzioni Geografiche Aggiuntive: Arborina, Gattera, Rocche dell’Annunziata, Castelletto e Paiagallo.
O Barolo Arborina 2019 foi elaborado a partir do vinhedo de mesmo nome, com alta proporção de vinhas velhas (plantadas no começo da década de 1970 e em 1988) e cultivo orgânico não certificado. Na vinificação, após maceração a frio de 48 horas, as uvas foram fermentadas por 20 a 25 dias com uso de leveduras indígenas em tanques de inox e extração suave. O vinho foi transferido para barricas de carvalho (30% novas) onde permaneceu 24 meses. Após decantação em tanque de inox, foi engarrafado sem colagem ou filtração.
Degustando
Não há dúvida que os Barolos ganham muito com um certo tempo de adega. Porém, ao contrário do passado, hoje é possível encontrar vinhos com drinkability muito boa, mesmo quando jovens. Este foi o caso deste Arborina que, no visual, mostrou coloração rubi de baixa concentração, com olfativo intenso e marcado por aromas de frutas vermelhas frescas, com notas de especiarias, floral e leve couro e suor.
No palato, um Nebbiolo clássico e de alta acidez, corpo médio, taninos presentes e finos. Já bastante agradável, mostrou boa profundidade e perfil de frutas frescas, com equilíbrio e frescor. Deve ganhar ainda mais com alguns anos de garrafa, um excelente exemplo do potencial da safra 2019. Este Barolo, que realmente vale a pena, chega ao Brasil pela Tanyno e estava disponível em agosto de 2023 na faixa de R$ 640, através de contato direto com a importadora.
Nome do VinhoBarolo ArborinaSafra2019Produtor Mauro VeglioEnólogosMauro VeglioUvaNebbioloSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaLa Morra (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportadores no BrasilTanyno
O post Barolo Arborina 2019, Mauro Veglio apareceu primeiro em Wine Fun.