A história do Le Vin de Merde nasceu de uma brincadeira, mas o marketing funcionou. Já tinha ouvido falar do Le Vin de Merde, mas parece que desde o lançamento deste rótulo, é que ele está sendo divulgado em maior profusão. Não o conheço, nem nunca degustei o dito. Porém, aguardo uma oportunidade. Experimento todo e qualquer tipo de vinhos, com ou sem rótulos conhecidos, e sem me preocupar com as notas ou críticas, boas ou não, dadas a eles.
Neste caso, como o título é curioso, resolvi, depois de receber algumas perguntas de leitores e conhecidos, transcrever o texto abaixo, que já serve para explicar o porque do nome estranho. Realmente o Languedoc tem inovado na busca de fazer descobrir os seus vinhos.
Jogada de marketing ou valorização do terroir?
Depois de Fast Bastard e Elephant on a Tightrope chegou a vez do Le Vin de Merde. Cansado de ter de defender a qualidade dos vinhos do Languedoc no seu restaurante, Jean-Marc Speziale, proprietário do La Terrasse, em Aniane, departamento do Hérault, Sul da França, teve uma idéia para lá de ousada. Encomendou à Cooperativa de Gignac um vinho de qualidade, que foi elaborado com uvas colhidas manualmente e o rotulou com uma etiqueta de letras douradas onde se lê Le Vin de Merde.
Speziale quis com esta iniciativa chamar a atenção para a evolução da qualidade do vinhedo do sul da França nos últimos 30 anos. Isso é algo que muitos franceses não se davam conta. Na etiqueta pode-se ler também a pequena filosofia de pára-choque “o pior … esconde o melhor”.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão conhecido como O Engenheiro Que Virou Vinho, me dedico a comentar, escrever, divulgar, dar palestras e ministrar cursos de vinhos, bebidas destiladas e a harmonização com a gastronomia. Assino dentre outras mídias o site Divino Guia www.divinoguia.com.br
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Fotos: Álvaro Cézar Galvão, arquivo pessoal
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