Os preços dos vinhos da Borgonha, sobretudo suas denominações de origem mais conhecidas, atingiram preços recorde. Portanto, vale a pena buscar alternativas, mesmo que seja nesta região francesa, “garimpando” áreas onde os preços ainda estejam convidativos. E uma das alternativas mais interessantes, sobretudo para quem aprecia vinhos brancos, é o Mâconnais.
Existem cinco denominações de origem Village na região (com Pouilly-Fuissé em destaque), mas também a nível regional há muito o que explorar. E foi o que belga Jean-Marie Guffens fez, adquirindo vinhedos em Pierreclos. Este vilarejo pode, segundo as regras locais, emendar seu nome ao da denominação regional, Mâcon. São os vinhos de Mâcon-Pierreclos, dos quais Guffens é o principal exponente, tanto com vinhos de vinhedos próprios (Domaine Guffens-Heynen) como de négoce (Verget).
Degustando
De uma certa forma “perdido” em minha adega, este Mâcon-Pierreclos 2004 foi uma grande surpresa. Mais do que a qualidade do vinho em si, um Chardonnay “de entrada” com muita tipicidade da região, o que mais chamou a atenção foi sua incrível longevidade. Aberto 19 anos após sua safra, se mostrou absolutamente impecável, sem qualquer sinal de oxidação. Estamos falando de um vinho que custa atualmente na França cerca de € 20.
No visual, mostrou coloração amarelo brilhante com (acredite) discretos reflexos verdeais. Já no olfativo, se mostrou intenso, com destaque para aromas cítricos e de frutas brancas, com notas de manteiga e madeira. Denso e levemente untuoso no palato, trouxe boa acidez e equilíbrio, com as notas lácteas também se mostrando presentes. Sem ser um vinho profundo ou de grande complexidade, um típico Chardonnay do Mâconnais, mas que evidencia o que a combinação entre um produtor de qualidade e o terroir da região pode entregar em termos de longevidade. Os vinhos da Domaine Guffens-Heynen e da Verget chegam atualmente ao Brasil pela Élevage.
Nome do VinhoMâcon-Pierreclos Safra2004Produtor Domaine Guffens-HeynenEnólogoJean-Marie GuffensUvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaVergisson (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoMâcon-PierreclosPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador atual no BrasilÉlevage
O post Mâcon-Pierreclos 2004, Domaine Guffens-Heynen apareceu primeiro em Wine Fun.