I Wish I Was a Ninja 2021, Testalonga

Pét-Nats e outros espumantes de método ancestral são uma fonte inesgotável de discussão. Para muitos fãs de Champagne e outros espumantes de método tradicional, não passam de vinhos básicos e sem profundidade e/ou complexidade. Já para seus fãs, representam um retorno à origem dos primeiros espumantes. São vinhos para desfrutar sua simplicidade, alegria e presença mais intensa de notas primárias, sobretudo aromas e sabores de frutas. Na minha visão, há espaço para todos, bastando abrir a cabeça e apreciar as qualidades que estes espumantes têm a oferecer.

Craig Hawkings faz alguns de meus Pét-Nats favoritos e o I Wish I Was a Ninja 2021 é um exemplo de como simplicidade e competência conseguem entregar um vinho que pode agradar paladares distintos. As uvas deste 100% monovarietal de Colombard foram plantadas em 1998 e cultivadas de forma orgânica nos solos de granito decomposto de Swartland. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação com leveduras indígenas em tanques de fibra de vidro. Após nove trasfegas para remover os resíduos, veio o engarrafamento ainda com 55g/l de açúcar. Foram 10 meses até o dégorgement, sem filtração, colagem ou adição de sulfitos.

Degustando

Simples, fresco, direto e extremamente agradável, não é um vinho que demanda uma descrição técnica. Puro prazer, foi rapidamente derrubado por um grupo que envolveu pessoas de perfis diferentes. De um lado, alguns com longa experiência com vinho; de outro iniciantes curiosos. Conclusão unânime: vinho delicioso e fácil de beber, com boa acidez, cremosidade e fruta branca bem presente (maracujá e uma curiosa nota de kiwi).

Se alguns Pét-Nat as vezes exageram em destacar alguns off-flavors e acidez volátil, aqui tivemos um espumante puro e perfeitamente íntegro e equilibrado. Só faltou a piscina para tornar a experiência perfeita. Os vinhos da Testalonga chegam ao Brasil pela Wines4U e esta cuvée já estava esgotada no site do importador em novembro de 2023. Uma pena para um vinho que custa na faixa de € 25 na Europa.

Nome do VinhoI Wish I Was a NinjaSafra2021Produtor TestalongaEnólogoCraig Hawkins Uva ColombardSoloGranito decompostoGraduação Alcoólica8,5%Sede da VinícolaEendekuil (Western Cape)DenominaçãoSwartlandPaísÁfrica do SulAgriculturaOrgânicoVinificaçãoNaturalImportador no BrasilWines4U

O post I Wish I Was a Ninja 2021, Testalonga apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *