Não são somente produtores isolados buscam a elaboração de vinhos naturais ou de baixa intervenção na Borgonha. Jean-Pascal Sarnin e Jean-Marie Berrux criaram sua atividade de micro-négociant, comprando uvas de cultivo orgânico e/ou biodinâmico de viticultores locais. Na adega, práticas de mínima intervenção, com um amplo leque de cuvées distintas, cobrindo diversas denominações de origem da Borgonha.
Na sua elaboração, o Ilagôuté 2019 contou com vinhas de cultivo orgânico não certificado, provenientes de vinhedos na área de Melin, nas Hautes Côtes de Beaune. Após colheita manual, as uvas fermentaram com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de inox, onde o vinho ficou12 meses. Não houve filtração, colagem ou adição de sulfitos antes do engarrafamento.
Degustando
Um vinho que bem representa a filosofia de seus dois criadores. Muita verticalidade e atenção à qualidade da fruta. Um Aligoté mais selvagem, na área cinzenta na avaliação de degustadores em relação à redução e acidez volátil. No visual, mostrou coloração amarelo-palha com certa turbidez, trazendo, no olfativo, aromas cítricos e de frutas brancas, com notas de volátil, giz e maresia, e leve redução.
No palato, um vinho elétrico e de acidez cortante, com corpo médio a baixo. Harmonizou muito bem com mariscos, e, embora com menos estrutura, agradou pela tensão e notas salinas e de ervas verdes. Alguns dos vinhos de Jean-Pascal Sarnin e Jean-Marie Berrux chegam ao Brasil pela Delacroix. Em dezembro de 2023 esta cuvée tinha preço de R$ 306 no site da importadora.
Nome do VinhoIlagoûtéSafra2019Produtor Sarnin – BerruxVinhateirosJean-Pascal Sarnin, Jean-Marie BerruxUvaAligotéSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica11%Sede da VinícolaSaint-Romain (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoVin de FracePaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilDelacroix
O post Ilagoûté 2019, Sarnin – Berrux apareceu primeiro em Wine Fun.