Seis vinhos de Domenico Clerico

Domenico Clerico foi um dos produtores que revolucionaram o Barolo na década de 1980 e segue como um dos nomes de destaque da região. Foca exclusivamente em vinhos tintos elaborados a partir das três uvas símbolo do Piemonte, com destaque para quatro Barolos diferentes. Foi um prazer provar seis de seus vinhos, em visita recente à vinícola, em Monforte d’Alba

Langhe Dolcetto Visadí 2022

Foi o primeiro vinho elaborado por Domenico Clerico, lançado inicialmente em 1978. Foi produzido a partir de três hectares de vinhas plantadas entre 1955 e 2010, com vinificação inteiramente em inox. Um Dolcetto frutado e com notas de especiarias, mostrando muita tipicidade.

Barbera d’Alba Trevigne 2021

Elaborado a partir de três vinhedos em Monforte d’Alba, com estágio de 12 meses em madeira. Aromas intensos de fruta vermelhas e negras, com notas de alcaçuz, especiarias (pimenta) e figo, um Barbera direto, seco e vertical, com taninos sedosos.

Langhe Nebbiolo Capisme-e 2022

Um cartão de entrada para a Nebbiolo com foco em frescor, sem passagem por madeira. Um tinto leve e descompromissado, com boa acidez e taninos delicados.

Barolo del Commune di Monforte D’Alba 2019

Cuvée de maior produção da vinícola (cerca de 30 mil garrafas/ano), contém uvas de três Crus diferentes (70% Ginestra, 25% Mosconi e 5% Bussia). Estágio em carvalho (barricas e botti) por 24 meses. Segue a linha de maior leveza, com acidez mais marcante, taninos mais intensos e mais concentração que o Nebbiolo anterior.

Barolo Ciabot Mentin 2019

Com elaboração similar ao Barolo del Commune di Monforte D’Alba, mostrou um significativo salto qualitativo. Trouxe um olfativo mais complexo, adicionando notas de tabaco aos aromas frutados, com alta acidez e taninos presentes. Um vinho elegante, fino e bem seco, marcado por uma personalidade mais austera e menos frutada, com ótima complexidade.

Barolo Aeroplanservaj 2019

Único Barolo produzido a partir de uvas de outra comuna (Serralunga d’Alba), provenientes do Cru Baudana.  Um Nebbiolo mais sensual, com fruta mais presente e doce, além de notas florais mais intensas. Fresco e vertical, combinou elegância, taninos mais presentes e boa profundidade. Já muito agradável, deve ganhar com mais tempo em garrafa.

O post Seis vinhos de Domenico Clerico apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *