Falar em vinhos de variedades híbridas normalmente traz controvérsias, inclusive no Brasil. No nosso caso, estas uvas, que combinam o DNA de variedades da Vitis vinifera com uvas americanas, são bastante populares, servindo de base para muitos dos chamados “vinhos de mesa“. No entanto, existe uma enorme diferença quando se fala de uvas híbridas, agora chamadas de PiWis, na Europa.
Se aqui a maioria das variedades de híbridas tem origem na primeira onda de desenvolvimento destas uvas ocorrido nos Estados Unidos no século XIX, na Europa o contexto é distinto. Liderado sobretudo pela Alemanha, o desenvolvimento de PiWis atingiu um novo patamar, há uma verdadeira revolução. São uvas que conseguem combinar a resistência a doenças, presente nas variedades americanas, com muitas das características organolépticas das melhores variedades da Vitis vinifera.
Para os curiosos do mundo do vinho, há um novo horizonte a explorar. Mas fica a pergunta: por onde começar? São tantas PiWis distintas, com nome peculiares e características próprias. Na impossibilidade de provar todos estes vinhos por aqui, uma alternativa é começar por vinhos mais bem avaliados. Duas premiações recentes chamaram a atenção.
PiWi International
A PiWi International é um grupo de trabalho internacional fundado em 1999 na Suíça, com o ojetivo de promover variedades de uvas resistentes a doenças fúngicas, como míldio e oídio. Em 2023, pela segunda vez, promoveu um concurso de vinhos elaborados a partir de PiWis. Foram quase 200 vinhos da Alemanha, Áustria, República Checa, Suíça e Itália (países que já haviam participado da primeira edição), além de novidades da França, Espanha e Polônia.
Usando avaliação no sistema de 100 pontos, 20 degustadores da Itália, Alemanha, Suíça e Áustria segregaram os vinhos em três categorias: Top Gold (acima de 95 pontos), Gold (93 a 95) e Silver (87 a 92 pontos). Dentre estas categorias, os principais destaques foram:
Vini PiWi
Um concurso com o mesmo objetivo ocorreu na Itália, porém com foco exclusivamente em vinhos italianos. Organizado pela Fondazione Edmund Mach, em colaboração com o Consorzio Innovazione Vite (Civit) e a Piwi International, contou com 110 vinhos que continham pelo menos 95% de variedades PiWi em sua composição. Foram sete categorias, com os vencedores nas principais sendo:
Fonte: International Wine Challenge; PiWi International; WineNews; WineMag
Imagem: Joshua Golde via Unsplash
O post Uvas híbridas ou PiWis: conhecendo alguns vinhos de maior destaque apareceu primeiro em Wine Fun.