Fundada em 1867, a Massolino passou a engarrafar vinhos em seu nome em 1947, após vender por anos sua produção na forma de vinhos a granel. Tendo o Vigna Rionda (engarrafado individualmente desde 1982) como principal destaque, elabora cinco Barolos diferentes todos os anos a partir de vinhedos próprios. Recentemente, expandiu suas atividades também para Barbaresco, porém a partir de vinhedos arrendados.
O Barolo 2018 foi elaborado a partir de diversos vinhedos localizados em Serralunga d’Alba e Castiglione Faletto, com altitudes entre 320 e 260 metros e cultivo sustentável. Na vinificação, busca seguir o modo tradicional. Após colheita manual, adotou fermentação e maceração de longa duração em tonéis de carvalho, a temperaturas em torno de 30°C. O vinho passou por estágio de 30 meses em botti de carvalho da Eslavônia, seguido por alguns meses em garrafas antes do lançamento.
Degustando
Um Barolo com muita tipicidade, combinando acidez destacada e taninos ainda em evidência, em um estilo mais austero. No visual, mostrou coloração rubi como halo alaranjado e baixa concentração, com um olfativo intenso. Destaque para os aromas de frutas vermelhas e florais (rosas), acompanhados por discretas notas de couro e tabaco.
Na boca, um Nebbiolo de alta acidez, taninos bem presentes e corpo médio. Se mostrou bastante seco e levemente vegetal, com boa estrutura e amplitude, fechando com notas de frutas vermelhas também no palato e discreto amargor. Os vinhos de Massolino chegam ao Brasil pela Zahil e esta cuvée mostrava preço de R$ 974 no site da importadora em novembro de 2023.
Nome do VinhoBaroloSafra2018Produtor MassolinoEnólogosFranco Massolino, Roberto MassolinoUvasNebbioloSoloArgilo-calcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaSerralunga d’Alba (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoTradicionalImportador no BrasilZahil
O post Barolo 2018, Massolino apareceu primeiro em Wine Fun.