Giovan Batista Burlotto foi um dos pioneiros na vinificação na região de Barolo, já engarrafando seus próprios vinhos na segunda metade do século XIX, algo raro na época. Além de vinhedos em seu vilarejo natal, Verduno, adquiriu também uma parcela que até hoje aparece como a jóia da coroa da vinícola que fundou: Cannubi, o mais disputado vinhedo do Piemonte.
O Barolo Cannubi 2017 foi elaborado a partir de uvas de cultivo sustentável, provenientes de uma parcela de 0,7 hectare localizada em Cannubi Valletta. Após colheita manual, as uvas foram 100% desengaçadas e fermentadas, com temperaturas controladas e leveduras indígenas, em grandes tanques (35 hectolitros) de carvalho francês. O vinho passou 10 meses em grandes formatos de carvalho para fermentação maloláctica e mais 20 meses em botti de carvalho francês. A estabilização antes do engarrafamento foi natural, sem colagem ou filtração.
Degustando
Não é à toa que Cannubi tem uma reputação tão alta dentre os Crus desta denominação de origem. Um Barolo de muita complexidade e profundidade, porém ainda longe da sua janela ideal de consumo. No visual, mostrou coloração rubi com concentração mais intensa e olfativo austero, com destaque para aromas de cereja negra, pimenta preta e piche.
No palato, um Nebbiolo de alta acidez, corpo médio e taninos finos, mas ainda bem presentes. Trouxe na boca muita matéria e múltiplas camadas, um vinho bem seco, com boa amplitude e notas menos frutadas, com destaque para ervas secas, piche e rosa. Um Barolo tradicional “de carteirinha”, que precisa de um bom tempo de adega para plenamente revelar suas qualidades. Os vinhos de G.B. Burlotto são trazidos para o Brasil pela Clarets e, antes de esgotar, esta cuvées era vendida a R$ 2.199,60.
Nome do VinhoBarolo Cannubi Safra2017Produtor G.B. BurlottoEnólogoFabio AlessandriaUvaNebbioloSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaVerduno (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencional
O post Barolo Cannubi 2017, G.B. Burlotto apareceu primeiro em Wine Fun.