Engarrafando seus vinhos desde o final da década de 1950, a Luigi Pira conta com uma grande concentração de parcelas nos Crus em Barolo. De seus 12 hectares plantados com videiras, seis deles são nestes vinhedos de alta gama. São três Crus, todos em Serralunga d’Alba: Vigna Marenca, Vignarionda e Vigna Margheria. Nesta última, a vinícola conta com cerca de 1,5 hectare de vinhedos, de orientação sudoeste e alta concentração de vinhas velhas, com idade média de mais de 50 anos.
O Barolo Margheria 2007 foi elaborado a partir de parcelas no Cru de mesmo nome, situadas abaixo do Castelo de Serralunga e de cultivo sustentável. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por maceração e fermentação em tanques horizontais por 12 a 15 dias, com temperaturas controladas. O vinho foi mantido por 24 meses em botti de 25 hectolitros antes do engarrafamento.
Degustando
Os Barolos de Serralunga d’Alba são conhecidos pela sua potência e estrutura, resultado principalmente de seus solos (com alta proporção de calcário) e exposição sul de seus principais vinhedos. E este vinho mostrou grande tipicidade, com coloração granada de média a alta concentração, com um olfativo inicialmente fechado, marcado por aromas terrosos, com notas de alcaçuz e frutas maduras.
No palato, um Nebbiolo de alta acidez, taninos granulosos e bem encorpado, daqueles Barolos robustos, com certa rusticidade. Mostrou boa profundidade e persistência, fechando com notas terrosas. Os vinhos de Luigi Pira já foram exportados para o Brasil, mas não consegui identificar importador para safras recentes. Na Europa, esta cuvée era vendida em agosto de 2023 na faixa de € 50.
Nome do VinhoBarolo MargheriaSafra2007Produtor Luigi PiraEnólogoGianpaolo PiraUvaNebbioloSoloArgilo–CalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaSerralunga d’Alba (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilNão é mais importado
O post Barolo Margheria 2007, Luigi Pira apareceu primeiro em Wine Fun.