Poucas vinícolas no Piemonte têm tanta tradição como a Marchesi di Barolo. Fundada em 1861, segue desde 1929 nas mãos da família Abbona e, atualmente, produz cerca de 1,5 milhão de garrafas ao ano. Falando especificamente de Barolo (hoje elaboram vinhos também em outras denominações de origem), são sete cuvées distintas, com uso de técnicas de vinificação diferentes. Eles vão desde aqueles mais próximos da tradição clássica como outros que incorporam técnicas descritas como modernistas na região.
O Barolo Riserva 2001 foi elaborado a partir de uvas de cultivo sustentável, provenientes de diversos vinhedos ao redor do vilarejo de Barolo. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram levemente prensadas e transferidas para tanques com controle de temperatura, onde passaram por maceração de 10 a 12 dias, com uso de remontage. Antes da trasfega para botti de carvalho da Eslavônia (onde ficaram três anos), passou por fermentação maloláctica em tanques de concreto revestido. O vinho permaneceu mais três anos em garrafa antes de ser lançado comercialmente.
Degustando
Um Barolo de estilo clássico, que foi elaborado em uma safra considerada espetacular e de enorme potencial de guarda. No visual, mostrou coloração ainda rubi, com discreto halo alaranjado, leve evolução e concentração média a alta, com um olfativo dominado por notas primárias. Destaque para os aromas de frutas vermelhas mais maduras e florais (tanto rosas como violetas), acompanhados por notas mais discretas de alcatrão, couro e piche.
Na boca, um Nebbiolo de boa acidez, encorpado e com taninos granulosos e bem presentes. Um vinho que, mesmo mais de 20 anos após sua safra, ainda não atingiu o seu ápice, com presença marcante de fruta mais madura na boca, profundo e denso. Ainda com mais potência que elegância, certamente deve evoluir ainda mais, contando com uma boa estrutura de acidez e taninos para garantir as próximas décadas. Os vinhos da Marchesi di Barolo são trazidos para o Brasil pela Barrinhas, mas esta cuvée não se encontrava disponível no site da importadora. Na Europa, safras mais recentes são vendidas na faixa de € 70.
Nome do VinhoBarolo Riserva Safra2001Produtor Marchesi di BaroloEnólogoErnesto AbbonaUvaNebbioloSoloCalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaBarolo (Piemonte)DenominaçãoBarolo DOCGPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilBarrinhas
O post Barolo Riserva 2001, Marchesi di Barolo apareceu primeiro em Wine Fun.