Massimo Rattalino lançou seus primeiros vinhos em 2002 e, embora sediado em Barbaresco, elabora também vinhos a partir de diversos vinhedos em Barolo. Seus vinhos podem ser considerados de estilo tradicional (sobretudo aqueles da linha “sugestivamente” chamada de Tradizione), com macerações mais longas e uso de botti de carvalho para envelhecimento.
O Barolo Trentaquattro 2006 foi elaborado a partir de vinhas velhas (40 anos de idade) provenientes de um vinho situado em Novello, a 350 metros de altitude e orientação sul-sudeste. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas em tanque de inox, com temperaturas controladas e maceração de 13 a 17 dias. O vinho passou por envelhecimento por 24 meses em botti de carvalho da Eslavônia
Degustando
A safra de 2006 foi considerada clássica e muito boa no Piemonte, com vinhos de muita longevidade. Talvez não tenham a elegância e o charme dos 2004, mas mostram menos fruta que os 2007 e intensidade mais baixa que os 2010. E este Barolo ficou em linha com as características esperadas. No visual, mostrou coloração granada de média concentração, com um olfativo marcado por aromas terciários, em especial tabaco, fumo e leve terroso, com notas de rosas, fruta menos presente e discreto toque de madeira.
Na boca, um Nebbiolo de alta acidez, taninos arenosos e presentes, com corpo médio. Se mostrou intenso e com boa amplitude, um Barolo de muita tipicidade e alguma rusticidade, já plenamente pronto para consumo. Alguns dos vinhos de Massimo Rattalino estão disponíveis no mercado brasileiro, mas não consegui identificar quem é o importador. Na Europa, esta cuvée custa cerca de € 35.
Nome do VinhoBarolo TrentaquattroSafra2006 Produtor Massimo Rattalino EnólogoMassimo Rattalino Uva NebbioloSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaBarbaresco (Piemonte)DenominaçãoBaroloPaísItáliaAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencional
O post Barolo Trentaquattro 2006, Rattalino apareceu primeiro em Wine Fun.