Brice Martin é um dos novos nomes na elaboração de vinhos de baixa intervenção na Borgonha. Em paralelo com seu trabalho na Domaine Jean-Marc Millot, localizada em Nuits-Saint-Georges, Brice arrendou 0,40 hectare de vinhedos em duas denominações de origem (Coteaux Bourguignon e Bourgogne AOC) para elaborar seus próprios vinhos. Com uma minúscula produção na safra de 2020 (cerca de 2.000 garrafas), busca agora novos vinhedos.
O Bourgogne La Corvée Guichard 2020 foi elaborado a partir de uvas de cultivo orgânico, provenientes de uma parcela situada próximo a Comblanchien, no sul da Côte de Nuits. Na vinificação, usou 100% das uvas de Pinot Noir com cachos inteiros, para fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas. Não utilizou sulfitos na cantina, que somente foram adicionados em pequena dose (cerca de 15 mg/l) antes do engarrafamento.
Degustando
Um vinho de “pegada” mais natural e que evidenciou boa tipicidade para os vinhos do vilarejo de Comblanchien, geralmente engarrafados como Côtes de Nuits Villages. No visual, mostrou coloração púrpura e concentração média, com um olfativo inicialmente marcado por notas redutivas, para posteriormente dar mais destaque a aromas discretos de frutas negras, com toque de ervas, cereal e malte (lembrou um pouco whisky).
Na boca, um vinho agradável, com boa acidez, taninos macios e corpo médio. Sem mostrar grande amplitude ou profundidade, é um Pinot Noir austero e mais simples e fresco, porém muito bom para matar a sede. Mais glou glou do que complexo. Este vinho não chega ao Brasil e na França é vendido na faixa de € 22.
Nome do VinhoBourgogne La Corvée Guichard Safra2020Produtor Brice MartinEnólogoBrice Martin UvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaComblanchien (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoBourgogne AOCPaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado
O post Bourgogne La Corvée Guichard 2020, Brice Martin apareceu primeiro em Wine Fun.