Bourgogne Pinot Noir 2019, Agnès Paquet

Agnès Paquet, mesmo sem tradição na elaboração de vinhos, decidiu seguir a carreira de vinhateira, cursando o lycée em Beaune e usando inicialmente uma parcela de videiras de posse da família em Auxey-Duresses. Atualmente conta com cerca de 12 hectares de vinhedos, de certificação orgânica desde 2019. Ela produz uma pequena linha de vinhos, incluindo brancos, tintos e, também, um pét-nat (algo relativamente raro entre produtores da Côte d’Or).

Um de seus vinhos de entrada é o Bourgogne Pinot Noir 2019. As uvas, de cultivo orgânico, são provenientes de vinhas velhas (30 a 35 anos) plantadas em Meloisey, nas Hautes Côtes de Beaune. Na vinificação, fermentação em três tanques de cimento, com dois terços de uvas desengaçadas, um terço com cachos inteiros. Adepta das técnicas de baixa intervenção, usa somente leveduras indígenas, com leve adição de sulfitos. Após assemblage, o vinho fez estágio de 10 meses, 90% em inox e 10% em carvalho novo.

Degustando

Provado às cegas em um painel com outros Bourgogne regionais da mesma safra, mas de produtores diferentes, confirmou as expectativas. Assim como em outras ocasiões, se mostrou o vinho mais delicado do painel, sem comprometer concentração ou textura. No visual, trouxe coloração rubi-púrpura de média concentração, com olfativo sedutor, com destaque para notas florais (rosa).

No palato, um Pinot Noir de alta acidez, taninos sedosos e corpo médio. Com muito frescor e verticalidade, um vinho delicioso e leve, em um estilo quase glou-glou. Uma daquelas garrafas de Bourgogne Rouge que esvaziam rapidamente. Com produção de apenas 5.580 garrafas nesta safra, chega ao Brasil pela Anima Vinum, mas esgotou no site da importadora. Na Europa, custa na faixa de € 23.

Nome do VinhoBourgogne Pinot NoirSafra2019Produtor Agnès PaquetEnólogosAgnès PaquetUvaPinot NoirSoloArgilo-calcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaMeloisey (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoBourgognePaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilAnima Vinum

O post Bourgogne Pinot Noir 2019, Agnès Paquet apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *