Situada na área de Muscadet Sèvre et Maine, a Domaine de L’Ecu tem um longo histórico e apego especial com a Melon de Bourgone, principal variedade da região. Uma de suas linhas de vinhos, a de maior volume de produção, foca nesta variedade, com três cuvées distintas. Porém, mesmo na sua segunda linha, que inclui micro-vinificações de diversas variedades, a Melon de Bourgogne tem seu espaço.
O Carpe Diem 2018, com uma produção de cerca de 2,5 mil garrafas ao ano, traz uma expressão diferente da uva símbolo de Muscadet. Suas uvas provêm de uma parcela de 1,2 hectare em solo granítico, com videiras de cultivo biodinâmico certificado. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram prensadas por gravidade e passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de cimento subterrâneos. O vinho ficou 15 meses com suas lias em ânforas e não passou por colagem, filtração ou adição de sulfitos antes do engarrafamento.
Degustando
Um vinho que evidencia que a Melon de Bourgogne está longe de ser a uva monolítica que muitos acreditam, trazendo muita personalidade e boa profundidade. No visual, mostrou coloração amarelo palha com reflexo ainda verdeal, com um olfativo complexo e desafiador. De um lado, aromas cítricos, de frutas brancas (maçã verde e pêssego branco) e flores brancas. De outro, notas mais intensas de ervas, lembrando louro.
Na boca, também um vinho de contrastes. Um monovarietal de Melon de Bourgogne de altíssima acidez, corpo médio, mas cremoso e untuoso. O tempo em ânfora possivelmente trouxe mais amplitude e textura muito mais marcada. O palato se mostrou amplo, combinando salinidade e fruta mais amarela, com muita tensão, leve residual e notas umami. Um vinho longo e fascinante, chega ao Brasil pela VinhoMix, com uma safra diferente disponível no site da importadora a R$ 458 em janeiro de 2023
Nome do VinhoCarpe DiemSafra2018Produtor Domaine de L’ÉcuEnólogoFred NigerUvaMelon de BourgogneSoloGranitoGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaLe Landreau (Loire-Atlantique)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaBiodinânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilVinhoMix
O post Carpe Diem 2018, Domaine de L’Ecu apareceu primeiro em Wine Fun.