Sobrinho do lendário Marcel Lapierre, Philippe Pacalet entrou no mundo dos vinhos contando com grande apoio de seu tio. Dele e de Jules Chauvet, que pode ser considerado com um dos pais do vinho natural na Borgonha, Pacalet absorveu diversos conceitos e técnicas de elaboração, até hoje usados nos seus vinhos.
Por não possuir vinhedos, Pacalet segue elaborando seus vinhos a partir de diversas parcelas espalhadas por praticamente toda a Borgonha. Para o seu Chambolle-Musigny, na safra 2010 ele escolheu vinhas velhas (acima de 50 anos) provenientes de duas parcelas de cultivo orgânico, uma no lieu-dit Derrière le Four, de apelação regional e outra em Les Combottes, classificado como Premier Cru.
Na vinificação, este Pinot Noir seguiu diversos dos conceitos e técnicas usadas por Lapierre e Chauvin. Após colheita manual, as uvas passaram por maceração carbônica de três semanas em tanques selados de aço inoxidável, com a fermentação ocorrendo com uso exclusivo de leveduras indígenas e sem adição de sulfitos. Após o término da fermentação, o vinho passou por envelhecimento de 16 meses com suas lias, em barris de carvalho usado, sem remontage.
Degustando
Se os vinhos de Pacalet são conhecidos pela pureza de fruta, sutileza e elegância no nariz, este Chambolle-Musigny conseguiu trazer isso de forma mais aparente, até por conta da tipicidade desta denominação de origem. No visual, mostrou uma coloração rubi de baixa concentração, com o olfativo marcado por aromas intensos de frutas vermelhas bem limpas e notas florais (rosas), acompanhados por um toque de especiarias doces.
Na boca, um vinho de intensa presença de frutas, porém de grande delicadeza e pureza. Mostrou boa acidez, taninos finos, corpo médio, textura sedosa e boa estrutura, embora sem grande complexidade. Um vinho muito fácil de beber, que pode ser encontrado, para safras mais recentes, na WorldWine a R$ 1.413 em setembro de 2021.
Nome do VinhoChambolle-Musigny Safra2010Produtor Philippe PacaletEnólogoPhilippe Pacalet UvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica13%RegiãoBeaune (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoChambolle-Musigny PaísFrançaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilWorld Wine
O post Chambolle-Musigny 2010, Philippe Pacalet apareceu primeiro em Wine Fun.