Châteauneuf-du-Pape Cuvée de Mon Aïeul 1998, Pierre Usseglio

Uma vinícola do Rhône Sul com histórico peculiar. Em 1931 o italiano Francesco Usseglio deixou seu país natal e se mudou para a região de Châteauneuf-du-Pape. Após trabalhar em vinícolas locais, criou a sua própria em 1948, propriedade herdada por seu filho Pierre. Atualmente seus dois netos, Jean-Pierre e Thierry, controlam o negócio, já com a ajuda da geração seguinte. O foco principal segue nos vinhos tintos, tendo a Grenache como atriz principal.

A Cuvée de Mon Aïeul teve sua primeira safra exatamente em 1998, com uvas provenientes de três parcelas distintas. A primeira corresponde a dois hectares, ao sul da denominação de origem Châteanneuf-du-Pape, com vinhas velhas plantadas em 1904. São mais dois hectares no plateau de La Crau (videiras de 1921) em solos de argila e outros dois hectares nos solos arenosos de Bédines, junto a Rayas, com vinhas de 1938. Na vinificação, este 100% Grenache passou por fermentação com cachos inteiros em tanques de concreto com temperaturas controladas por três a quatro semanas. Ao contrário de safras mais recentes, o vinho não passou por carvalho, seguindo no concreto por 12 meses.

Degustando

Um Châteanneuf-du-Pape clássico e mais austero, evidenciando uma das expressões da Grenache tradicionais desta região. No visual, mostrou coloração granada de alta concentração, com um olfativo intenso e complexo. Destaque para os aromas de frutas negras, acompanhados por notas de azeitona preta e toques terroso e de chocolate amargo.

Na boca, um vinho de boa acidez, taninos arenosos e corpo médio a alto. Se mostrou seco e austero, com menos fruta no palato e notas sanguíneas e terrosas. Profundo e longo, um Châteanneuf-du-Pape no seu ápice, um daqueles vinhos que mostram que tempo de adega pode fazer toda a diferença. Os vinhos de Pierre Usseglio não chegam ao Brasil e uma safra mais recente desta cuvée tem preço na faixa de € 75 na Europa.

Nome do VinhoChâteauneuf-du-Pape Cuvée de Mon AïeulSafra1998Produtor Pierre Usseglio et FilsEnólogosJean-Pierre Usseglio, Thierry UsseglioUvaGrenacheSoloAluvial (Galet Roulés), Argiloso, ArenosoGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaChâteauneuf-du-Pape (Provence-Alpes-Côte d’Azur)DenominaçãoChâteauneuf-du-Pape PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoTradicionalImportador no BrasilNão é importado

O post Châteauneuf-du-Pape Cuvée de Mon Aïeul 1998, Pierre Usseglio apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *