Tradição é uma palavra-chave na Domaine Dureuil-Janthial. A presença da família Janthial em Rully data do século XIV, com a comercialização de vinhos próprios começando na segunda metade do século XX. Foi em 1994, com Vincent Dureuil e sua esposa Céline, que a Domaine ganhou novos rumos, sem abrir mão, porém, das tradições. Quando comentando suas práticas na adega, Vincent deixa claro que não faz nada diferente do que seu avô costumava praticar.
A reputação da Domaine Dureuil-Janthial vai muito além da percepção quase unânime de que é a melhor vinícola de Rully, na Côte Chalonnaise. Em 2019, Vincent Dureuil foi escolhido pela Revue du Vin de France, uma das mais respeitadas publicações de vinho da Europa, como o vinhateiro do ano na França. Pesou a favor da decisão sua capacidade de elaborar vinhos de incrível precisão, tanto no caso de brancos como tintos.
Vinhedos
Atualmente a vinícola conta com 21 hectares de vinhedos. São 12 hectares plantados com uvas brancas, sobretudo Chardonnay (95% da área) e uma pequena parte de Aligoté. A Pinot Noir domina os nove hectares de variedades tintas, complementada por uma parcela de Gamay. Boa parte dos vinhedos está localizada em Rully e Mercurey, com algumas parcelas em Puligny-Montrachet e Nuits-Saint-Georges.
Em Rully, que concentra cerca de dois terços da área de vinhedos, há uma importante área de vinhedos Premier Cru, incluindo parcelas em Grésigny e Meix-Cadot, com alta proporção de vinhas velhas. Aliás, uma parte significativa da área plantada da Domaine é composta por vinhas mais antigas (a idade média dos 21 hectares de videiras é 40 anos), muitas delas plantadas pelo avô e pelo pai de Vincent.
Os vinhedos foram certificados como de agricultura orgânica em 2009 e, por conta das condições climáticas difíceis, perdeu a certificação em 2016. Porém, retomou a certificação Ecocert a partir de 2019, mantida até hoje, apesar de uma outra safra muito complicada como a de 2021.
Vinificação
Vincent Dureuil define suas práticas na adega como “clássicas da Borgonha”, buscando fugir o mínimo possível do que aprendeu com seu avô. No caso dos vinhos tintos, as uvas são, em geral, 100% desengaçadas (dependendo da safra ou vinhedo), com 10 dias de maceração a frio e fermentação em barris de carvalho (onde ficam por 12 meses), com uso exclusivo de leveduras indígenas. Os vinhos passam por trasfega para tanques de inox, onde permanecem seis meses e são engarrafados após leve colagem e filtração.
No caso dos vinhos brancos, as uvas são imediatamente prensadas na chegada à adega, com uso restrito de sulfitos. As demais etapas se assemelham ao que é feito na elaboração dos vinhos tintos, lembrando que barricas novas de carvalho não excedem 20% do total.
Vinhos
Com uma produção de cerca de 100 mil garrafas por ano, a Dureuil-Janthial elabora uma grande variedade de cuvées distintas, mais exatamente 24, segundo informações em seu website. São 13 vinhos diferentes de uvas brancas, 12 dos quais elaboradas a partir da Chardonnay e um de Aligoté. A linha começa com seis vinhos regionais ou village: Bourgogne Aligoté, Bourgogne Blanc, Rully Blanc, Rully Blanc Maizières, Rully Blanc Chêne e Puligny-Montrachet Blanc Corvée des Vignes.
Já a linha de Premiers Crus inclui Rully Blanc 1er Cru Le Meix Cadot (com uma cuvée “genérica” e outra somente a partir de vinhas velhas – Vieilles Vignes), Rully Blanc 1er Cru Margotés, Rully Blanc 1er Cru Vauvry, Rully Blanc 1er Cru Chapitre, Rully Blanc 1er Cru Grésigny Vieilles Vignes e Puligny-Montrachet Blanc 1er Cru Les Champs Gains.
Nos tintos, a linha de entrada inclui Bourgogne Coteaux Bourguignons, Bourgogne Rouge, Rully Rouge, Rully Rouge En Guesnes, Rully Rouge Maizières, Mercurey Rouge e Nuits-Saint-Georges Rouge. Já os Premiers Crus incluem Rully Rouge 1er Cru Chapitre, Rully Rouge 1er Cru La Fosse, Rully Rouge 1er Cru Cloux e Nuits-Saint-Georges Rouge 1er Cru Clos des Argillières.
Nome da VinícolaDomaine Dureuil-JanthialWebsite https://www.dureuil-janthial.fr/#EnólogoVincent DureuilUvasChardonnay, Aligoté, Pinot Noir, GamayÁrea de Vinhedos21 haSede da VinícolaRully (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçõesRully, Mercurey, Puligny-Montrachet, Nuits-Saint-GeorgesPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa Intervenção
Fontes: Website da vinícola; entrevista com o produtor; Inside Burgundy, Jasper Morris MW
Imagem: Arquivo pessoal
O post Dureuil-Janthial: uma estrela da Borgonha, que vai além de Rully apareceu primeiro em Wine Fun.