Sommelier profissional desde os 19 anos, Federico Graziani ganhou o concurso AIS de melhor sommelier da Itália em 1998, mas decidiu expandir sua atuação no universo do vinho. Em 2006 formou-se em Viticultura e Enologia, mas foi outro evento no mesmo ano que mudou seus rumos. Conheceu Salvo Foti, um dos grandes nomes do Etna, e decidiu elaborar seus próprios vinhos na região. Seu primeiro vinho, Profumo di Vulcano, contou com o apoio de Foti e Maurizio Pagano, abrindo caminho para outras cuvées.
O Etna Rosso 2020, produzido pela primeira vez em 2014, pode ser considerado seu vinho de entrada. Foi elaborado a partir de videiras de cultivo orgânico provenientes das contrade Solicchiata, Passopisciaro e Montelaguardia, de parcelas com orientação norte. Na vinificação, após colheita manual, as uvas de Nerello Mascalese e Nerello Cappuccio passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas e o vinho passou por estágio de 12 meses em tanques de inox e de seis meses em garrafas.
Degustando
Os vinhos de entrada são sempre os cartões de visita quando falamos de produtores de qualidade. E foi o caso aqui, um Etna elegante e delicado, com a identidade da região acompanhada por uma finesse borgonhesa. No visual, mostrou coloração rubi de baixíssima concentração, com o olfativo marcado por aromas florais e de frutas vermelhas (morango e framboesa), com discretas notas de pimenta preta e solo queimado.
Na boca, um corte de alta acidez, taninos finos e presentes, com corpo médio. Não é um vinho profundo ou de alta complexidade, mas absolutamente delicioso, com muita tensão e equilíbrio. Mostrou ótima qualidade de fruta no palato, daqueles vinhos que a garrafa acaba rapidamente. Os vinhos de Fede Graziani não chegam ao Brasil e esta cuvée pode ser encontrada no mercado europeu na faixa de € 25.
Nome do VinhoEtna Rosso Safra2020 Produtor Federico Graziani EnólogoFederico Graziani Uvas Nerello Mascalese, Nerello CappuccioSoloVulcânicoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaRandazzo (Sicilia)PaísItáliaAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoBaixa Intervenção
O post Etna Rosso 2020, Federico Graziani apareceu primeiro em Wine Fun.