Algumas uvas definem regiões vinícolas, inclusive dando seu nome a denominações de origem onde são utilizadas mais frequentemente. E uma delas é a Folle Blanche. Embora nativa do sudoeste da França, dá nome a uma denominação de origem no Pays Nantais, no Vale do Loire. Chamada de Gros Plant nesta parte da França, esta uva inspirou o não tão criativo nome da Gros Plant du Pays Nantais AOC.
Historicamente associada a vinhos mais simples e muito utilizada na elaboração de destilados, a Folle Blanche vem perdendo espaço nos vinhedos franceses nas últimas décadas. Porém, diversas iniciativas de produtores do Pays Nantais buscam mudar o foco desta uva. A preocupação maior agora é qualidade, não quantidade, que aumenta sobretudo quando a elaboração dos vinhos inclui a técnica de sur lie.
Origem e nome
A Folle Blanche é originária da região de Charente, onde por muito tempo foi a uva principal usada para elaboração de destilados, como Cognac e Armagnac. Ela tem parentesco genético direto com a Gouais Blanc (uva quase extinta que é ascendente direta da Chardonnay, entre tantas outras). Seu nome (folle pode ser traduzido do francês como descontrolado) evoca o lado exuberante e produtivo da variedade, com o blanche indicando seus vinhos, de coloração clara.
Por conta de sua produtividade elevada e acidez marcante, foi introduzida no Pays Nantais por comerciantes holandeses, com o intuito de produzir destilados. Também o seu nome local, Gros Plant (traduzido como “planta grande”), reflete suas características. É uma planta de rápido crescimento vegetativo e densa folhagem, apesar dos cachos e grãos de tamanho médio.
História recente e área plantada
Muito usada no passado na elaboração de destilados, a Folle Blanche perdeu espaço de forma marcante nos vinhedos franceses nas últimas décadas. No Charente, foi substituída pela Ugni Blanc, mais produtiva e com melhor resistência a doenças. Por conta disso, atualmente responde por apenas 1% dos vinhedos na região. Esta tendência ocorreu também no Pays Nantais, onde ela perdeu espaço principalmente para a Melon de Bourgogne. Nesta região, sua participação nos vinhedos fica na faixa de 6%.
A consequência é que a área plantada na França, único país do mundo com vinhedos de maior porte, caiu acentuadamente. Se em 1958 ela exibia 15.865 hectares de vinhedos, este número caiu para 3.566 hectares 30 anos depois. A estimativa mais recente (2018), coloca a área total de vinhedos franceses da Folle Blanche em torno de 1.000 hectares. Fora da França, tem vinhedos plantados também em Chipre, Croácia, Espanha e Marrocos, com áreas menores na Austrália, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia.
Características e vinhos
A Folle Blanche é uma variedade de alta produtividade e fertilidade, embora seja bastante delicada e suscetível a diversas pragas e fenômenos meteorológicos. Por conta de seus cachos bastante compactos, é muito suscetível à podridão cinza, podridão negra e ácaros. Também é bastante sensível a doenças fúngicas (míldio e oídio) ou doenças nos troncos das videiras. Além disso, a Folle Blanche mostra alta sensibilidade às geadas da primavera, devido à sua brotação precoce.
Os vinhos produzidos com a Folle Blanche são delicados e leves, com alta acidez e baixo teor alcoólico. Geralmente mostram coloração amarelo palha com reflexos verdeais e aromas cítricos, de maçã verde e maresia (sobretudo no Pays Nantais). Ganham maior complexidade, textura e notas de leveduras quando elaborados com tempo maior em contato com suas lias.
Nomes alternativos
Em boa parte da França ela é conhecida pelos seus três nomes principais (Folle Blanche, Gros Plant e Picpoule), mas recebe também menções diferentes em outras regiões. Os demais nomes, segundo o catálogo da Universidade da California – Davis, são: Amounédat, Bouillon, Burageat, Camobraque, Chalosse blanche, Chalot, Dame blanche, Damery, Engreat blanc, Enrachat, Enrage, Enragead, Enrageat, Enrageat blanc, Enragé, Feher Folle, Fol, Fol Belyi, Fou, Fuetterer, Grais Bouillon, Gros Meslier, Grosse Chalosse, Hivernage, Mendic, Mendik, Mondik, Petit verjus, Pic Pouille blanc, Picpoul, Picpout, Picquepouille, Piquepoul, Piquepoul blanc, Piquepout, Plant de Dame, Plant de Madame, Rebauche, Rochelle blanc, Rochelle blanche, Rochelle vert, Roumain, Talosse e Ugne blanche.
Fontes: Foundation Plants Services Grapes, UC Davis; Distribution of the World´s Grapevine Varieties, OIV; Plant Grape; Vins Val de Loire; Wine Scholar Guild; The Wine Doctor; Le Figaro
O post Folle Blanche: uma uva com seu foco mudando da quantidade para a qualidade apareceu primeiro em Wine Fun.