Ganhadora da Copa do Mundo em 2018 e vice em 2022, não é só nos gramados que a França se destaca. Quando falamos de vinhedos orgânicos, o país vice-campeão mundial de futebol no Qatar é a maior referência mundial. Mesmo contando com a terceira maior área de vinhedos plantados no mundo (atrás da Espanha e da Itália), a França assumiu a liderança em termos de vinhedos certificados orgânicos.
A Europa concentra quase 80% dos vinhedos de cultivo orgânico do mundo e, por conta da atuação de diversos países, parece disposta a aumentar esta liderança. E o país que mais evoluiu nos últimos anos foi a França. Em 2020, 90.298 hectares de vinhedos franceses já eram certificados, porém chama a atenção área de vinhedos em conversão. Foram mais 69.570 hectares em processo de mudança para a agricultura orgânica em 2021.
Liderança absoluta e relativa
O total de 159.868 hectares garante à França a liderança em termos absolutos. Mas isso não é tudo. Em uma entrevista para a publicação Vitisphere, Nicolas Richarme, diretor geral da SudVinBio, trouxe dados interessantes. “A taxa de conversão dinâmica da França permitiu que a área de vinhedos orgânicos dobrasse em cinco anos, com um aumento adicional de 20% nas conversões apenas em 2021. A viticultura é um dos principais destaques da indústria agrícola francesa, uma vez que 20% da área de vinha na França é orgânica, em comparação com uma média de 10% em outros setores”.
Outro ponto importante é que o caminho de certificação orgânica parece ser uma rua quase uma só mão. O executivo da SudVinBio destacou também a baixa taxa de abandono dos produtores do regime orgânico. “Ela se manteve em cerca de 4% ao ano nos últimos cinco anos”. A única incerteza é em relação ao mercado consumidor, mais especificamente sobre a capacidade do mercado de absorver volumes recém-certificados de vinhos orgânicos.
Itália e Espanha também evoluem
Embora em ritmo mais lento, a agricultura orgânica registra avanços importantes também nos vinhedos italianos e espanhóis. Com cerca de 131 mil hectares, correspondendo a 13% de seus vinhedos, a Espanha registra a segunda maior área de vinhedos orgânicos certificados do mundo. Nos últimos 10 anos, o crescimento acumulado foi de 129%, abaixo do francês, que foi acima de 170%.
A Itália se consolidou na terceira posição, com uma área de 117 mil hectares de vinhas certificadas orgânicas, cerca de 17% de seus vinhedos. No entanto, mesmo apesar dos avanços, a taxa de crescimento foi menor na Itália do que os dois principais rivais. Nos últimos 10 anos, a área cresceu 125%. Ao menos falando de França, Itália e Espanha, será que existe uma correlação entre crescimento na área vinhedos orgânicos e desempenho na Copa do Mundo de futebol?
Fontes: Vitisphere; Slowfood
Imagem: David Mark via Pixabay
O post França é vice no futebol, mas qual sua posição no mundo em termos de viticultura orgânica? apareceu primeiro em Wine Fun.