Gimblett Gravels é uma região vinícola neozelandesa que chama a atenção. Surgiu naturalmente em 1867, por conta do deslocamento do curso do rio Ngaruroro. Esta área, atualmente com mais de 600 hectares de vinhedos e solos aluviais únicos, recebeu videiras somente a partir da década de 1980. Por conta do sucesso de seus vinhos, reúne mais de 20 produtores, com destaque para a Craggy Range Vineyards, criada em 1993.
O Gimblett Gravels Chardonnay 2018 foi elaborado a partir de uvas de cultivo sustentável provenientes de diversas parcelas desta região única da Ilha Norte, onde predominam variedades tintas (cerca de 90% da área plantada). Na vinificação, após colheita manual, as uvas fermentaram 100% com cachos inteiros e uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho passou 10 meses em barricas de carvalho francês, das quais 19% de primeiro uso, e recebeu colagem e filtração antes do engarrafamento.
Degustando
Mesmo sendo mais “comercial”, um vinho elegante e vertical. Lembrou mais um Chardonnay de clima frio, o que chega a ser curioso em uma região onde predominam a Merlot e a Syrah. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com um olfativo em estilo redutivo (aromas de pólvora) acompanhados por notas de frutas brancas e maracujá, além de ligeiro toque de baunilha.
Na boca, um vinho de alta acidez e corpo médio, com muito frescor e boa tensão. Se mostrou equilibrado, com presença de frutas brancas e madeira também no palato, com boa persistência e final salino. Os vinhos da Craggy Range chegavam ao Brasil no passado pela Decanter, mas não consegui identificar esta cuvée. No mercado norte-americano custa cerca de US$ 20, o que o faz um excelente custo-benefício.
Nome do VinhoGimblett Gravels ChardonnaySafra2018Produtor Craggy Range EnólogoMatt StaffordUvaChardonnaySoloAluvialGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaHavelock North (Hawke’s Bay)DenominaçãoGimblett Gravels Wine Growing District PaísNova ZelândiaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilDecanter (descontinuado)
O post Gimblett Gravels Chardonnay 2018, Craggy Range apareceu primeiro em Wine Fun.