Com 73 anos, o Rei Charles III se tornou a pessoa mais velha a assumir o trono do Reino Unido em toda a história. Mas o que o até então príncipe fez da vida por todo este período? Sua biografia destaca três linhas de atuação principais: filantropo, escritor e ambientalista. Nas horas vagas, sabe-se que Charles também foi um artista amador. E foi exatamente esta atividade que criou um vínculo com o mundo do vinho.
Pouca gente sabe, mas Charles faz parte da longa lista de artistas cujas obras ilustraram os rótulos dos vinhos do Château Mouton Rothschild, um dos cinco Premier Cru Classé de Bordeaux. Ao menos neste critério, o sucessor da rainha Elizabeth II se coloca em um restrito grupo de artistas. Está ao lado de Pablo Picasso, Andy Warhol, Georges Braque, Salvador Dalí, Marc Chagall, Wassily Kandisky, Francis Bacon, Keith Harring, Anish Kapoor, Georg Baselitz e Lucian Freud, entre outros.
Uma homenagem à cooperação franco-britânica
A escolha de Charles teve um motivo especial. O ano de 2004 ocupou um lugar de destaque nas relações entre França e Reino Unido. Ele marcou o centenário da Entente Cordiale, acordo assinado entre os dois países em 8 de abril de 1904. Edward VII, filho da rainha Victoria e rei naquele ano, é conhecido por ter desempenhado um papel proeminente no fechamento do acordo. Esta aliança seguiria tanto durante a Primeira como a Segunda Guerra Mundial e transformaria para sempre duas potências rivais em aliadas.
A comemoração deste importante marco nas relações franco-britânicas foi a ocasião de muitas celebrações em 2004. Elas culminaram em visitas oficiais de ambos os chefes de Estado. Esse é o espírito no qual a Baronesa Philippine de Rothschild, na época proprietária do Château Mouton Rothschild, se aproximou do então Príncipe de Gales, bisneto de Edward VII.
Uma paisagem francesa
O príncipe concordou que o rótulo do Mouton Rothschild 2004 poderia ser ilustrado com uma de suas aquarelas, inspirada em uma paisagem francesa, em celebração à Entente Cordiale. Ele acrescentou em suas próprias mãos: “Para celebrar o 100º Aniversário da Entente Cordiale – Charles, 2004″.
A obra retrata um pinheiro do Mediterrâneo. Segundo o autor, fazia parte do cenário em Cap d’Antibes, luxuoso balneário francês que fica entre Nice e Cannes. A título de curiosidade, este corte de 77% Cabernet Sauvignon, 12% Merlot e 9% Cabernet Franc está disponível em um site brasileiro de vendas de vinho online, a um preço de R$ 6,9 mil a garrafa. Na Europa, custa na faixa de € 455.
Fonte e imagem: Château Mouton Rothschild
O post Já pensou em ter um vinho com o rótulo pintado pelo rei Charles III na sua adega? Ele existe! apareceu primeiro em Wine Fun.