Jean-Luc Thunevin é considerado como um dos primeiros vinhateiros garagistas da França. Juntamente com sua esposa Murielle, adquiriu em 1989 uma pequena parcela em Saint-Émilion, elaborando seu primeiro vinho na safra 1991. Rapidamente seus cortes bordaleses ganharam fama e ele expandiu sua produção, incluindo a aquisição de um vinhedo de 6,5 hectares entre o Château Larcis-Ducasse e o Château Pavie. Nascia o que seria posteriormente chamado de Clos Badon Thunevin.
A safra 2000 foi peculiar para Thunevin. Com o temor de que fortes chuvas destruíssem as uvas quase prontas para a colheita, ele decidiu cobrir parte de seus vinhedos com lonas. Isso, porém, levou a uma reação das autoridades da denominação de origem. Os vinhos não poderiam ser classificados como Saint-Émilion e Thunevin decidiu lançá-los como Vin de Table (equivalente atual a Vin de France). Esta decisão deu origem ao provocativo L’Interdit de B…N (Badon?)
Degustando
Este corte de 50% Merlot e 50% Cabernet Franc, assim como seu vinho principal (L’Interdit de V…D) deram o que falar, mas rapidamente se esgotaram. Com tanta controvérsia, um vinho interessante para degustar. No visual, mostrou coloração granada de média concentração, com olfativo marcado por aromas de madeira, tabaco, couro, e chocolate amargo, com notas defumadas.
Na boca, um típico corte da margem direita, com boa acidez, taninos sedosos e presentes, com corpo médio. Já dentro de sua janela ideal de consumo, mostrou notas balsâmicas e de chocolate também no palato, um vinho elegante, longo e equilibrado, embora faltasse aquele “extra” que o colocaria em outro patamar. No passado importado pela Casa do Porto, não identifiquei safras mais recentes no Brasil. Na Europa, é vendido na faixa de € 50.
Nome do VinhoL’Interdit de B…N Safra2000Produtor Clos Badon-ThunevinEnólogosJean-Luc Thunevin, Jean-Philippe FortUvasMerlot, Cabernet FrancSoloAluvial arenosoGraduação Alcoólica13,5%Sede da vinícolaSaint-Émilion (Nouvelle-Aquitaine) DenominaçãoVin de Table FrançaisPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilCasa do Porto
O post L’Interdit de B…N 2000, Jean-Luc Thunevin apareceu primeiro em Wine Fun.