(Isadora Cassiano de Paris, Carolina di Caprio, Fernanda Tonini e Daniela Chesini Zottis, no Concurso Internacional de Vinhos e Licores La Mujer Elige – Argentina)
São 704 premiações em 23 concursos internacionais, com crescimento de 70% em relação ao ano passado
Desde que a Associação Brasileira de Enologia (ABE) coordena o trabalho de envio de amostras de vinhos e espumantes para concursos realizados em diversas partes do mundo, os rótulos nacionais já somam 6.614 premiações. Este trabalho começou ainda em 1995 e de lá para cá nunca mais parou. O reconhecimento internacional tem sido essencial para a imagem do vinho brasileiro no exterior e também no mercado interno, abrindo portas para as vinícolas ampliarem sua área de atuação. O valor é ainda maior pelo fato de as medalhas virem de concursos que carregam a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial das Grandes Competições Internacionais de Vinhos e Bebidas Espirituosas (Vinofed), incluindo competições consolidadas entre as mais importantes do setor. Esta coleção de prêmios marca o ano de 2022 como o melhor desses 27 anos, somando 704 premiações em 23 concursos realizados em 12 países.
Ao longo do ano, os prêmios foram chegando da Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai, que sediaram grandes eventos, reunindo especialistas internacionais. Os espumantes seguem liderando com 55,25% das premiações (389 rótulos), mas os vinhos mantêm uma excelente performance com 44,75% (315 rótulos). Do total, foram 13 prêmios especiais de categoria, 39 Duplo Ouro, oito Grande Ouro, 331 Medalhas de Ouro, 149 de Prata, 114 de Bronze e 50 Menções Honrosas.
“O setor vitivinícola brasileiro pode comemorar. Nunca na história do país, viu-se este volume de premiações num único ano. As vinícolas, os enólogos, os engenheiros agrônomos, estão todos de parabéns. Esta é uma celebração de todos, que eleva a imagem do Brasil, um país do Novo Mundo que evoluiu muito rápido na elaboração de vinhos e espumantes com qualidade internacional”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. “Nós, enólogos do Brasil, vamos seguir fazendo a nossa parte nas empresas e aqui na ABE, com certeza, seguiremos promovendo e divulgando nossa diversidade e qualidade únicas”.
O Brasil foi representado em 17 dos 23 concursos com enólogos e diretores da ABE que integraram o júri, degustando as amostras com especialistas de todo o mundo.
DESEMPENHO PREMIAÇÕES VINHO BRASILEIRO 2022
Total de premiações – 704 (389 para espumantes e 315 para vinhos)
Prêmios Especiais de Categoria – 13
Duplo Ouro – 39
Grande Ouro – 08
Medalha de Ouro – 331
Medalha de Prata – 149
Medalha de Bronze – 114
Menção Honrosa – 50
CONCURSOS 2022
Vinalies Internationales – França
29º Concurso Chardonnay du Monde – França
Citadelles du Vin – França
23º Vinagora – Hungria
46º Challenge International du Vin – França
Bacchus 2022 – Espanha
International Wine Challenge – Reino Unido
4º International Awards Virtus – Portugal
11º Brazil Wine Challenge – Brasil
Thessaloniki International Wine & Spirits Competition – Grécia
Concours Mondial de Bruxelles – Espanha, Itália, Portugal
Città del Vino 2022 – Itália
Decanter World Wine Awards 2022 – Reino Unido
Vinus 2022 – Argentina
25ª edição do Mondial des Pinots – Suíça
Muscats du Monde – França
30º Mondial des Vins Extremes – Itália
International Wine Spirits Competition 2022 – Reino Unido
Concurso Sélections Mondiales – Canadá
8º Concurso Internacional Tannat al Mundo Terruño de Oro – Uruguai
27º Catad’Or World Wine Awards y Catad’Or World Spirits Awards – Uruguai
Concurso Internacional de Vinhos e Licores La Mujer Elige – Argentina
Effervescents du Monde® 2022 – França
Fotos: Divulgação ABE (Registros da participação de enólogos brasileiros nos júris)
O post O ano de 2022 fecha com mais de 700 premiações internacionais para o vinho brasileiro apareceu primeiro em Brasil de Vinhos.