O gás argônio realmente serve para conservar os vinhos? Fui contatado há algum tempo atrás para testar uma bombinha (um tubo na verdade), com gás argônio, que supostamente preserva os vinhos e espumantes depois de abertos por mais tempo.
Não é de hoje que se usa este gás, para proteger a superfície do vinho da oxidação, mas, eu precisava testar por mim mesmo. Topei fazer o teste, mas engenheiro que sou, sempre irei preferir fazer com que este teste seja o mais difícil e mais arriscado, para me certificar com garantias, de que o evento é realmente o mais fiel.
Testando um espumante
Pois bem, fiz o teste com um espumante, vinho com gás carbônico, de difícil conservação depois de aberto. Não deixei mais que uma semana, porque também não queria milagres, visto que fechar hermeticamente uma garrafa de espumante não é tarefa das mais fáceis, mesmo com os dispositivos apropriados para tal.
Fiz como recomendado, inserindo a mangueirinha que se acopla ao tubo do gás dentro da garrafa e apertando a válvula por um segundo. Imediatamente lacrei o melhor que pude a garrafa, e a deixei em adega na temperatura de 11º C por uma semana.
Ao abrir a garrafa, passada a semana, mesmo tendo perdido um pouco do gás, aliás; creio que se tivesse fechado do mesmo jeito e não tivesse aplicado o argônio, o gás carbônico teria se esvaído em maior quantidade ao longo dos sete dias.
Resultado
Verifiquei aromas preservados, mousse também, acidez e equilíbrio com o álcool, idem; conclusão: passou no teste o tal gás. Atenção, que não se espere guardar o vinho por muito tempo, mas que ao menos possamos dentro de alguns dias aproveitar o que o vinho aberto tenha de melhor para oferecer, ainda íntegro com sensações organolépticas.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão conhecido como O Engenheiro Que Virou Vinho, me dedico a comentar, escrever, divulgar, dar palestras e ministrar cursos de vinhos, bebidas destiladas e a harmonização com a gastronomia. Assino dentre outras mídias o site Divino Guia www.divinoguia.com.br
Disclaimer: Os conteúdos publicados nesta coluna são da inteira responsabilidade do seu autor. O WineFun não se responsabiliza por esses conteúdos nem por ações que resultem dos mesmos ou comentários emitidos pelos leitores.
Fotos: Álvaro Cézar Galvão, arquivo pessoal
O post O gás argônio realmente serve para conservar os vinhos? apareceu primeiro em Wine Fun.