Os tanques de concreto em formato oval são usados na elaboração de vinhos desde o início da década dos anos 2000. Tanto para fermentação, quanto para amadurecimento, as características, tanto do formato, quanto do material, permitem realçar, sem intervir, as qualidades de cada variedade em seu estado mais puro.
Como em tantos outros setores, o vitivinícola busca sempre avançar em técnica, sem perder de vista um equilíbrio entre o tradicional e o moderno. É neste contexto que surgem os tanques de concreto, lembrando que alguns lagares já eram assim, mas com a diferença de serem abertos. Este formato oval, oblongo, ovoide traz novos conceitos em se tratando de tanques, e a busca por vinhos distintos.
Influência do concreto no vinho
O tanque de concreto sem cantos e bordas faz com que o vinho se movimente de forma constante no interior oval do recipiente, sem sofrer interferência externa em processos e pouco contato com o oxigênio. Outros benefícios são a temperatura constante e natural, além da porosidade do material, que proporciona a micro-oxigenação lenta e gradual. Podemos ver também aqui que a facilidade de limpeza e durabilidade dos tanques é um fator importante para equilibrar custos.
No princípio, conheci ovos em concreto com camadas em epóxi internamente, mas aos poucos este acabamento foi sendo substituído por materiais mais porosos e naturais, como as tintas minerais, dando a tão desejada pouca ou nenhuma interferência ao líquido, ao mesmo tempo em que facilita sua limpeza.
Há também tintas à base de cera de carnaúba que são porosas ajudando a tão desejada micro-oxigenação. Ela é muito importante no processo de elaboração de alguns vinhos, assim desejados pelo enólogo. A indústria vitivinícola, incluindo-se aqui a brasileira, busca constantemente processos novos, diferentes, até mesmo inusitados como algumas experiências nossas que sabemos existirem, com o amadurecimento em barricas de madeiras brasileiras, como acácia, amendoim, umburana e outras.
Disclaimer: Os conteúdos publicados nesta coluna são da inteira responsabilidade do seu autor. O WineFun não se responsabiliza por esses conteúdos nem por ações que resultem dos mesmos ou comentários emitidos pelos leitores.
Fotos: Álvaro Cézar Galvão, arquivo pessoal
O post Os tanques de concreto em formato oval apareceu primeiro em Wine Fun.