Pierre Chaude 2019, L’Anglore

Eric Pfifferling lançou seus primeiros vinhos em 2002 e, desde então, se estabeleceu como um dos principais produtores de vinhos de baixa intervenção do Rhône. A partir de 3 hectares herdados da avó de Eric, a vinícola atualmente conta com quase 20 hectares de vinhedos, mas seus vinhos seguem raros, levando em conta a baixa produtividade dos vinhedos, com alta proporção de vinhas velhas.

O Pierre Chaude 2019 é um corte de Grenache (majoritária), Cinsault e Clairette, elaborado a partir de vinhedos próprios e de cultivo orgânico (os vinhos são certificados orgânicos) com uso de algumas práticas biodinâmicas. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por maceração com cachos inteiros por 15 dias e fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho foi mantido em tonneaux por 18 meses.

Degustando

Os vinhos da L’Anglore sempre impressionam pela pureza e pela textura. E estes diferenciais Eric parece ter conseguido passar para seus filhos, Thibault e Joris, que participam de forma muito mais ativa na vinícola desde 2018. No visual, este vinho mostrou coloração rubi de média concentração, com um olfativo complexo e intenso. Destaque para os aromas de frutas negras (ameixa) e florais (violeta e lavanda), acompanhados por notas minerais (massa de vidro), chocolate amargo e leve balsâmico.

Na boca, um corte de alta acidez, corpo médio e taninos arenosos e bem presentes. Se mostrou amplo, mas muito fresco, com boa textura e notas de fruta negra e cacau também no palato. Um vinho com linda estrutura, mas sem muito peso, fácil de beber e delicioso, que impressionou também pela pureza de fruta. Não é importado para o Brasil e é raro de se encontrar mesmo na Europa, onde custa cerca de € 60, mas chegando a mais de € 150 em sites de leilão online.

Nome do VinhoPierre ChaudeSafra2019Produtor L’AngloreEnólogosEric Pfifferling, Thibault PfifferlingUvasGrenache, Cinsault, ClairetteSoloCalcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaTavel (Gard)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Pierre Chaude 2019, L’Anglore apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *