Embora elabore vinhos com outras varietais, Elisabetta Foradori e sua equipe têm na Teroldego sua principal uva. Cerca de 75% dos vinhedos da Foradori, todos de cultivo biodinâmico, são plantados com esta variedade. E este vinho ainda responde pelo núcleo da produção da vinícola, sendo o primeiro e único a ser engarrafado praticamente de forma ininterrupta desde 1960 e segue sendo a cuvée de maior produção, com cerca de 50.000 garrafas ao ano.
O Teroldego 2019 foi elaborado a partir de um vinhedo de 10 hectares de videiras plantadas entre 1956 a 2005, no planalto de Campo Rotaliano, em solos calcário-arenosos. Após colheita manual, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas, sem aditivos, em tanques de concreto, para posterior estágio de 12 meses em botti de 20 a 40 hectolitros. O vinho foi engarrafado sem filtração e com leve adição de sulfitos.
Degustando
Um vinho de incrível pureza e muita presença de fruta, que certamente tem o direito de ser chamado de glou-glou. No visual, mostrou coloração púrpura bem concentrada, enquanto no olfativo trouxe aromas intensos de cereja azeda e amora, com notas florais (violeta), cacau, tinta de caneta, toques terrosos e especiados.
Na boca, um Teroldego de alta acidez, corpo médio e taninos arenosos e picantes. Um vinho muito seco, apesar da abundante presença de fruta pura também no gustativo, marcado por alguma rusticidade e leve amargor no retrogosto. Simples, fresco e direto, é trazido para o Brasil pela VinhoMix e podia ser encontrado no site da importadora a R$ 269 em outubro de 2021.
Nome do VinhoTeroldegoSafra2019Produtor Azienda Agricola ForadoriEnólogaElisabetta ForadoriUva TeroldegoSoloAluvial calcário-arenosoGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaMezzolombardo (Trentino-Alto Adige)DenominaçãoVignetti delle Dolomitti IGTPaísItáliaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilVinhoMIX
O post Teroldego 2019, Foradori apareceu primeiro em Wine Fun.