O movimento de consolidação de empresas e formação de grandes grupos empresariais vem se intensificando ao redor do planeta nas últimas décadas. E isso é verdade também no mundo do vinho, com a consolidação de diversos produtores em grupos maiores. E uma nova transação, com foco principal no mercado francês, evidencia esta tendência.
A Artémis Domaines, controlada pelo bilionário François Pinault, anunciou sua fusão com o grupo Maisons & Domaines Henriot, sediado na região de Champagne, mas com atividades de grande porte também na Borgonha. A transação, porém, pareceu muito mais uma aquisição do que uma fusão de iguais. O novo grupo manterá o nome Artémis Domaines e terá como acionista majoritária a família Pinault. Como minoritários, aparecem agora as famílias que controlavam a Maisons & Domaines Henriot.
As partes envolvidas
A Artémis Domaines, mesmo antes da transação, já dispunha de um invejável portfolio de vinícolas premium. O grupo é dono do Château Latour, Premier Grand Cru Classé em Pauillac, Clos de Tart em Morey-Saint-Denis e Domaine d’Eugénie em Vosne-Romanée, na Borgonha. Além disso, controla também o Château Grillet no Vale do Rhone, bem como a Eisele Vineyard, localizada em Napa Valley, na Califórnia. Por fim, tem uma participação minoritária na Champagne Jacquesson.
Já o grupo familiar Maisons & Domaines Henriot é dono do négociant Bouchard Père & Fils, sediado em Beaune, da William Fèvre em Chablis, da Maison Henriot em Champagne e da Beaux-Frères no Oregon.
Ersa transação é um marco histórico, já que desde 1808, a Champagne Henriot pertencia ao pequeno círculo de casas históricas de champanhe que permaneciam independentes e ainda de controle familiar.
As reações
François Pinault, proprietário da Artémis Domaines, destacou a preservação de terroirs tradicionais em mãos francesas. “A fusão da Maisons & Domaines Henriot e Artémis Domaines é uma oportunidade maravilhosa para reunir os tesouros de nossa herança vinícola sob a mesma bandeira. É uma garantia de que um grupo francês garantirá a preservação a longo prazo dessas joias e continuará a busca pela excelência que marcou sua prestigiosa história”.
Mensagem semelhante foi passada por Gilles de Larouzière Henriot, CEO da Maisons & Domaines Henriot. “Para as propriedades do nosso grupo familiar, esta aliança está cheia de promessas. Com a Artémis Domaines, compartilhamos um profundo apego à excepcional herança vinícola da França e à ambição de desenvolver plenamente o conjunto incomparável que constituimos através da combinação de nossas propriedades. Essa operação pretende ser realizada ao longo de várias gerações, à imagem do longo tempo que faz grandes vinhos.”
Investimentos em luxo
François Pinault, casado com a atriz mexicana Salma Hayek, é dos homens mais ricos do mundo, constantemente figurando entre os 30 maiores bilionários do planeta. Seu patrimônio estimado é acima de US$ 50 bilhões. Além da Grupo Artémis (que também é dono da casa de leilões Christie´s), ele é o principal executivo e acionista do Kering, grupo com atividades concentradas no mercado da moda. Entre as marcas controladas, estão Balenciaga, Bottega Veneta, Gucci, Alexander McQueen e Yves Saint Laurent.
Fonte: Bourgogne Wines
Imagem: Arquivo pessoal
O post Transação bilionária cria novo gigante no mundo do vinho apareceu primeiro em Wine Fun.