A expectativa era alta. A safra 2001 foi apenas a terceira até então (as outras sendo 1964 e 1973), dentro da longa história da La Rioja Alta que o Viña Ardanza foi classificado como “Reserva Especial“. Corte de 80% Tempranillo com 20% de Garnacha, este é um vinho que define muito bem o estilo tradicional da Rioja, combinando estrututura e elegância.
A Tempranillo veio de um vinhedo de 30 anos, chamado Viña Ardanza, localizado em Fuenmayor, na Rioja Alta, enquanto a Garnacha é da Rioja Oriental (antiga Rioja Baja), também de vinhedos próprios. Sua elaboração seguiu os rituais da região, porém com algumas pitadas de modernidade: a fermentação alcoólica ocorreu em tanques de aço inoxidável por 14 dias, com malolática de 21 dias. O vinho foi transferido para barris em março de 2002 e passou 36 meses em carvalho americano de três anos de idade média, sendo engarrafado em setembro de 2005.
Degustando
Quando degustado, um vinho que atendeu plenamente às expectativas. No visual, mostrou coloração granada e baixa concentração, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas e ameixa, acompanhados por notas de couro, balsâmico, ervas e o característico aroma de Riojas tradicionais, resultante da integração da Tempranillo com o carvalho americano.
Na boca, um corte riojano muito equilibrado, com acidez elevada, taninos firmes e presentes, mas plenamente integrados, além de corpo médio. Certamente já entrou no pico de sua janela de consumo, com boa profundidade e amplitude, trazendo toque sanguíneo e notas de frutas também no palato. Para quem aprecia o estilo dos vinhos tradicionais da Rioja, um vinho espetacular. O nome Especial não foi usado em vão. Os vinhos da La Rioja Alta são importados para o Brasil pela Zahill e uma safra mais recente desta cuvée era oferecida a R$ 810 no site da importadora em setembro de 2022.
Nome do VinhoViña Ardanza Reserva EspecialCategoriaReserva Especial Safra2001Produtor La Rioja Alta EnólogoJulio Sáenz Uvas 80% Tempranillo, 20% Garnacha SoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaHaro (Rioja Alta)DenominaçãoRioja DOCaPaísEspanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilZahill
O post Viña Ardanza Reserva Especial 2001, La Rioja Alta apareceu primeiro em Wine Fun.