Sustentabilidade e redução de custos. O mundo do vinho certamente necessita de mais de ambos, sobretudo após os eventos dos últimos três anos. Se a pressão por práticas mais sustentáveis se intensificou neste período, a necessidade de controle de custos ganhou mais importância por conta dos impactos da pandemia de COVID-19 e da invasão da Ucrânia.
Um exemplo é o das garrafas de vinho no mercado europeu. Já não bastasse a disrupção das cadeias logísticas desde a pandemia, a Guerra na Ucrânia levou a uma quebra na oferta e forte aumento de preços das garrafas usadas para transporte e conservação de vinhos. Produtores na França e Itália reportaram aumentos superiores a 30% em poucos meses. O motivo? Parte significativa da produção de garrafas na Europa estava localizada na Ucrânia.
Partindo para garrafas reutilizáveis
Apesar do problema maior se concentrar na Europa, é a criatividade e a flexibilidade dos norte-americanos que podem indicar novos caminhos. A startup Revino anunciou o estabelecimento de um sistema de garrafas de vinho reutilizáveis no estado de Oregon, na costa noroeste dos Estados Unidos.
Em colaboração com a Oregon Beverage Recycling Cooperative (OBRC), eles utilizarão o sistema de depósito reutilizável existente no Oregon. Isso marca a criação do primeiro sistema de devolução de garrafas de vinho em grande escala nos EUA. A OBRC opera a rede BottleDrop em todo o estado, que é um sistema de pontos de coleta e entrega de sacolas especializadas em que os consumidores podem recolher suas garrafas vazias.
Os consumidores recebem seu depósito de volta da rede. “O sistema do Oregon é o primeiro de seu tipo nos EUA e continua a ter a maior taxa de retorno e as opções de retorno mais convenientes em todo o país”, diz Eric Chambers, da OBRC. A Revino planeja equipar mais de 30 produtores de vinho com 2,4 milhões de garrafas reutilizáveis para seu engarrafamento em 2024.
Criando um padrão
A palavra “reutilizável” está gravada na parte inferior das garrafas, permitindo que os consumidores as identifiquem. Elas podem ser devolvidas nos pontos de coleta oficiais da OBRC e nos produtores parceiros participantes associados à Revino. Até o terceiro trimestre de 2024, a Revino pretende concluir uma nova fábrica de processamento de garrafas, onde as garrafas serão separadas, limpas e, em seguida, devolvidas aos produtores para reutilização.
Inicialmente, somente garrafas no formato borgonhês estarão disponíveis, e a Revino afirma que mais de 70 produtores de vinho estão envolvidos em seu projeto. Atualmente, apenas o vidro verde está disponível, mas eles planejam expandir a gama de cores. Até o final de 2024, a Revino pretende oferecer garrafas de Bordeaux. Segundo informações da empresa, a garrafa atual pesa 495 gramas, mas o objetivo é desenvolver uma garrafa de vidro ainda mais leve, porém resistente o suficiente para durar até 50 ciclos de uso.
Fontes: Revino; Meininger´s
Imagens: Revino
O post Vinho e sustentabilidade: startup dos Oregon investe em garrafas reutilizáveis apareceu primeiro em Wine Fun.