Vinho orgânico: consumo e produção devem crescer de forma acelerada nos próximos anos

A produção e o consumo de vinhos orgânicos seguem crescendo de forma acelerada, em um movimento atualmente liderado pelos principais países europeus. Nas últimas décadas, a proporção de vinhedos orgânicos aumentou rapidamente nos principais produtores mundiais. Em 2020 os três maiores produtores de vinho do mundo (Itália, França e Espanha) mostravam uma parcela significativa de vinhedos orgânicos (17,8%, 14,7% e 14,9%, respectivamente). E isso deve subir ainda mais nos próximos anos.

Dados do relatório Organic Wine Market Forecast to 2028, publicado pela The Insight Partners, prevem um futuro mais verde. Tanto a produção como o consumo de vinhos orgânicos devem seguir em tendência de alta acelerada. As previsões apontam que o mercado de vinhos orgânicos deve atingir US$ 24,55 bilhões em 2028, um crescimento anual médio de 12% em relação ao patamar atual, de US$ 12,47 bilhões.

Estilo de vida e meio ambiente

O padrão do consumidor de vinho vem mudando. Em meio à crescente preocupação com a saúde e a vida saudável, o consumo de vinho orgânico vem cada dia mais ganhando terreno. Como resultado, a crescente demanda por vinho orgânico acabou criando condições para a expansão dos vinhedos de cultivo orgânico, dos quais Itália e França estão entre os líderes mundiais

Atualmente, os mercados europeus, tanto do lado da produção como consumo, lideram o crescimento do segmento orgânico. Mas isso deve mudar. O relatório aponta que o crescimento mais sustentado nos próximos anos será na América do Norte, com os Estados Unidos se confirmando como um dos principais consumidores mundiais de vinho orgânico. E isso reflete a alteração no perfil de consumidores, liderado pelos mais jovens.

Grande parte do interesse pelo vinho orgânico vem de preocupações com o meio ambiente, muitas vezes considerada mais acentuada entre os millennials. Uma pesquisa recente entrevistou 3.000 pessoas na França, Reino Unido e Alemanha. Os dados mostram que cerca de 61% dos entrevistados acreditam que o vinho orgânico é mais ecológico. E isso se reflete nos hábitos de consumo: cerca de 46% dos menores de 35 anos já consumiram vinho orgânico, contra 38% entre aqueles acima de 55 anos.

Fontes: Organic Wine Market Forecast to 2028; Global Organic Wine Market (2020-2024); Beverage Daily; WineNews

Imagem: Fabio Grandis via Pixabay

O post Vinho orgânico: consumo e produção devem crescer de forma acelerada nos próximos anos apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *